São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC quer reduzir a circulação de cheques no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central quer reduzir o volume de cheques em circulação. Para o diretor de Política Monetária do BC, Luiz Fernando Figueiredo, o novo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) deve estimular a utilização de meios eletrônicos de pagamento.
O novo SPB entrou em vigor em abril e modifica a maneira pela qual os bancos fazem suas transações. Foram instalados novos sistemas de comunicação e transferências de dados entre as instituições financeiras e entre as instituições e o BC. O objetivo é permitir que os bancos possam fazer transferências em tempo real.
Segundo Figueiredo, os bancos devem oferecer cada vez mais produtos que permitam a realização de pagamentos em tempo real. "Há uma cultura de uso de instrumentos em papel. Com a modernização, o papel do BC é incentivar cada vez mais o uso de instrumentos eletrônicos", disse Figueiredo.


Texto Anterior: Com nova alta, dólar é vendido a R$ 3,21
Próximo Texto: Comércio exterior: Socorro para exportador terá R$ 2 bi do FAT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.