São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA EM TRANSE

Bolsa de NY sobe

Indústria americana perde fôlego em julho

DA REDAÇÃO

A produção industrial norte-americana permaneceu praticamente estagnada em julho, ao registrar uma expansão de 0,2%. O crescimento foi menor que em junho e só ocorreu por causa da alta atividade nas montadoras.
De acordo com o Federal Reserve (banco central dos EUA), a produção das fábricas de veículos e autopeças saltou 4,2% em julho. A elevada demanda por carros se explica pelas promoções com financiamento a juro zero.
A maioria dos analistas do mercado financeiro havia previsto que poderia ocorrer uma queda no total produzido pela indústria (fábricas, mineradoras e usinas de energia), mas, ainda que tenha ocorrido um ligeiro crescimento, houve uma desaceleração ante o mês anterior. Em junho, a produção aumentou 0,7%.
Com o crescimento obtido em julho, a indústria chega ao sétimo mês consecutivo de expansão. Durante a recessão do ano passado, o setor, que corresponde a um sexto da economia do país, sofreou o maior impacto -foi o primeiro a encolher e o último a sair da crise.
"Ninguém tem dúvida de que a atividade econômica está fraca", afirmou Barry Hyman, analista da corretora Ehrenkrantz King Nussbaum. "O que não se sabe no momento é se isso vai se transformar numa recessão de duplo mergulho. Ainda não há resposta para essa questão."

Wall Street respira
O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York subiu ontem ao seu maior nível em cinco semanas. Com uma alta de 0,86%, o índice foi a 8.818 pontos, puxado pelos bons resultados apresentados pelas grandes redes varejistas.
A Nasdaq, Bolsa composta por empresas tecnológicas, ganhou 0,8%. O índice Standard & Poor's das 500 maiores empresas do país subiu 1,16%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comércio exterior: Socorro para exportador terá R$ 2 bi do FAT
Próximo Texto: Contabilidade da AOL terá devassa ampliada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.