UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta agrícola na OMC preocupa sul-americanos

DA REDAÇÃO

Os chefes de Estado do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), mais os da Bolívia e do Chile, divulgaram ontem nota na qual manifestaram "profunda preocupação com a falta de progresso nas negociações às vésperas da reunião ministerial da OMC [Organização Mundial do Comércio] em Cancún".
A preocupação se referia à proposta para a liberalização do comércio agrícola, lançada por EUA e União Européia nesta semana na OMC. O plano estabelece os parâmetros para a liberalização do setor, que inclui redução dos subsídios internos e dos incentivos às exportações aos produtores agrícolas dos países ricos e redução das tarifas de importação.
O chanceler brasileiro, Celso Amorim, já havia dito que, "se o documento ficar como está, não há como avançar", referindo-se ao fato de que as propostas não apresentam números, apenas intenções.


Texto Anterior: Vizinho em crise: Pacote do FMI inclui tarifas na Argentina
Próximo Texto: Artigo: EUA continuam na penumbra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.