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VAREJO
Levantamento é da Serasa e se refere à semana que antecedeu a data
Vendas do Dia dos Pais sobem 3,4%
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
O retrato dos corredores de
shopping centers lotados, novamente, não se traduziu em recordes de vendas nas lojas. Assim como no Dia dos Namorados, o desempenho do comércio no Dia
dos Pais foi classificado como
modesto e dentro da taxa de crescimento esperada. A data foi o
primeiro teste do comércio após a
crise política que respingou na
confiança do consumidor, segundo pesquisas já publicadas.
O indicador da Serasa, empresa
de análise de crédito que apura a
movimentação nacional nas lojas,
registrou alta de 3,4% nas vendas
no varejo na semana comemorativa da data (8 a 14 deste mês) em
relação ao período de celebração
em 2004.
O cálculo inicial da área técnica
contava com a possibilidade de alta que poderia girar em torno de
3%, segundo André Chagas, assessor econômico da Serasa. Foram as vendas de última hora que
puxaram a taxa para cima.
No ano anterior, o Dia dos Pais
havia registrado elevação bem
maior, de 11,9% nas vendas sobre
2003. Nesse caso, como a base de
2004 era maior, ficou mais difícil
registrar elevação considerável
neste ano.
Além da Serasa, outro indicador
foi divulgado ontem. A ACSP (Associação Comercial de São Paulo)
informou que houve aumento de
4,6% nas consultas das lojas ao
sistema da entidade para liberar
vendas parceladas e à vista na capital paulista. A elevação nas primeiras duas semanas deste mês é
inferior aos 6,6% verificados em
2004 sobre 2003.
Em São Paulo, até junho as lojas
registravam alta de 6,3% nas vendas, em média. Em julho, o avanço prosseguiu, mas em ritmo menor (2,5% no mês). Nos primeiros
sete meses de 2005, a expansão
média foi de 5,7%. Portanto inferior aos 4,6% apurados nas primeiras duas semanas deste mês.
Em comunicado, a entidade diz
que "as vendas aumentaram menos do que [o ritmo verificado]
no primeiro semestre do ano".
Essa situação seria reflexo de queda na confiança do consumidor.
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