São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flutuação do yuan deve ser de 2%, diz comissão

DA BLOOMBERG

A China deve manter a flutuação do yuan na faixa dos 2% para cima ou para baixo para reduzir a pressão por uma valorização sem interromper o crescimento econômico do país, disse ontem a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, principal órgão de planejamento chinês.
"Se a taxa de câmbio puder ser administrada dentro de uma faixa de 2% para cima ou para baixo, isso impedirá grandes flutuações e, ao mesmo tempo, reduzirá a pressão por uma valorização", disse a comissão em um resumo das sugestões sobre política fiscal e monetária, divulgado em seu site.
O resumo é uma compilação das recomendações de "altos funcionários do governo e de outros especialistas", disse Song Gelong, funcionário da divisão da comissão responsável pela publicação do relatório. A recomendação sobre a variação do yuan foi feita antes de o Banco Popular (o banco central chinês) permitir a valorização do yuan em 21 de julho.
O iuan registrou valorização de 0,16% em relação ao dólar norte-americano desde que o BC chinês valorizou a moeda e instituiu o sistema de "minibandas", que permite oscilações diárias de 0,3% da taxa de câmbio.
O Banco Popular -que permitiu a valorização de 2,1% do yuan, fazendo a moeda passar a valer 8,11 yuan por dólar- define o preço oficial da divisa a cada dia. Esse preço se torna a taxa média para a negociação do yuan no dia útil seguinte.
Hoje, o yuan teve sua quinta valorização diária consecutiva e fechou cotado a 8,0971 yuan por dólar, o valor mais alto em relação à moeda norte-americana desde a valorização do mês passado.


Texto Anterior: Gigantes da siderurgia anunciam fusão
Próximo Texto: Investimento: Indústria puxa alta de desembolsos do BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.