São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Reação
Aumentou de 14% para 16% o percentual de lojistas do comércio paulista que conseguiram aumentar o faturamento na primeira semana de setembro em relação à última de agosto, de acordo com pesquisa da Fecomercio-SP.

Localizado
A melhora nos resultados foi localizada no comércio automotivo -29% tiveram um aumento de faturamento- e no setor de material de construção -melhora para 25% dos comerciantes. Em utilidades domésticas, houve piora para 40%.

Em tempo real
A partir de 2003, os clientes da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) poderão realizar e acompanhar suas encomendas em tempo real. O acesso será feito pelo portal de negócios que a empresa e a KPMG Consulting irão implantar.

Gurus
Tom Peters, Deepak Chopra e Paul Krugman são alguns nomes confirmados para falar sobre "management", liderança e globalização na Expo Management 2002, em novembro, em São Paulo. A organizadora HSM estima 30 mil visitantes.

Garimpo
Bill Davis, chefe de operações mundiais da norte-americana Wave Wireless Networking, chega a São Paulo nesta semana. Ele vem anunciar novos produtos e investimentos no Brasil para o setor de transmissão de dados sem fio.

Em forma
O Pão de Açúcar lança nesta semana mais cinco produtos da linha de baixas calorias Goodlight. Dessa vez, são refeições prontas e congeladas. A marca, com 60 itens, vem crescendo 30% ao mês.

Segurança
O consumo de softwares de segurança deve fechar 2002 com um crescimento de 12%, segundo a consultoria Open Security. O país segue a tendência verificada nos EUA, e o mercado deve saltar de US$ 1,9 bilhão (em 2001) para US$ 3,3 bilhões em 2003.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Atalho

A saída mais fácil para o governo federal conseguir atingir um superávit primário de 3,88% do PIB neste ano é obter novas receitas extraordinárias, segundo Carlos Urso, da LCA Consultores. Depois de queda real de 14% na arrecadação de agosto em relação a julho, o governo precisa de novas fontes para equilibrar as contas. Além dos cortes nos gastos, o caminho natural seria aumentar a arrecadação com uma melhora na atividade econômica. Mas no curto prazo não há expectativa de um cenário econômico com tais características. O caminho mais fácil será renegociar dívidas tributárias que estão em discussão na Justiça. A medida provisória que trata da minirreforma tributária ampliou o prazo para essas negociações. A porta está aberta.


Próximo Texto: Opinião econômica - Rubens Tellechea Clausell: Reforma agrária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.