São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRICIDADE

Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 2,6% em julho

DA FOLHA ONLINE

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 2,6% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
O consumo de energia registrou em junho uma alta de 1,7% na mesma base de comparação. No acumulado de janeiro e julho, a EPE identifica uma elevação do consumo de 3,6% sobre igual período de 2005.
O setor industrial, que detém cerca de 45% do mercado nacional de eletricidade, teve a maior recuperação. O aumento no consumo em julho alcançou 2,2%, passando para 3,3% no acumulado de janeiro a julho.
Segundo a empresa, o consumo de energia elétrica na indústria não foi melhor porque alguns produtos intermediários voltados para exportação sofreram com a apreciação do real. Já o consumo das indústrias de São Paulo no ano cresceu em torno de 4,5%, acompanhando o crescimento dos bens de consumo no ano (3,7%).
Na classe comercial, cuja demanda vinha sendo sistematicamente superior a dos demais setores, o crescimento foi de apenas 1,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o percentual atinge 3,9 %.
Para a EPE, esse desempenho foi influenciado por fatores pontuais que afetaram o consumo em junho: as baixas temperaturas, a realização da Copa do Mundo de futebol e o número menor de dias úteis.
A classe residencial registrou um crescimento de 3,7% no mês de julho, enquanto que nos sete primeiros meses do ano a alta chegou a 3,5%.


Texto Anterior: Parcelamento é requerido por 205 mil contribuintes
Próximo Texto: Previdência social: INSS diz que greve dos peritos foi total em 42% das agências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.