São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Investidor assume risco para ampliar rentabilidade, diz banco

Após um ano da quebra do Lehman Brothers, investidores, de olho na queda das taxas de juros, buscam investimentos mais rentáveis. A saída é buscar produtos que embutem mais riscos, com mais retorno, segundo João Rabello, presidente da BB DTVM, a gestora de fundos do Banco do Brasil.
O mercado brasileiro mostrou-se mais maduro desta vez do que em outras crises, afirma Rabello, que administra R$ 294,4 bilhões na BB DTVM, segundo dados de julho da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).
"Não houve a fuga exagerada [da Bolsa] que se esperava", diz Rabello, empossado há menos de três meses no cargo, depois de longa carreira na Sadia e no Concórdia, banco do grupo.
De junho de 2008 até o final daquele ano, o patrimônio dos fundos de ações do Banco do Brasil caiu 17%, enquanto o índice recuou 42%. Considerando dados de junho do ano passado a junho de 2009, o patrimônio dos fundos de renda variável da gestora encolheu 6%.
Na renda fixa, em busca da rentabilidade perdida, investidores têm aberto mão da liquidez em novos produtos, segundo o presidente da BB DTVM.
"Nos fundos novos de longo prazo, clientes assumem risco por três anos, sem liquidez, com um retorno praticamente já garantido", afirma.
O investidor troca a vantagem de resgatar antes do prazo por maior rentabilidade.
"Ter recursos aplicados com a rentabilidade de grandes taxas e ainda a possibilidade de sacar a qualquer momento é uma distorção do processo inflacionário", conclui.

"Quando os juros reais caíram abaixo de 10%, o poupador foi buscar um pouco mais de retorno para seus recursos, assumindo mais riscos e abrindo mão da liquidez"
JOÃO RABELLO
presidente da BB DTVM

BLOQUEADO

Após a entrada em vigor do bloqueio antitelemarketing do Procon de São Paulo, no fim do primeiro semestre, as áreas de televendas das empresas perderam espaço. "A lei afetou o emprego. Foram demitidos 17 mil em SP por isso", diz Stan Braz, diretor-presidente do Sintelmark (Sindicato das Empresas Paulistas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos). Segundo a entidade, as operações de SAC (serviço que atende dúvidas, cujas ligações partem do próprio consumidor) representam hoje 70% das atividades dos call centers de São Paulo e superam as ligações de vendas.

COMBATE
A Land Rover estuda formas para ampliar as vendas do modelo Defender às Forças Armadas. Uma das possibilidades analisadas é a produção dos veículos no país. Segundo o diretor de vendas da Land Rover Brasil, Luiz Tambor, a marca vende cerca de 150 veículos às Forças Armadas por ano. A meta é vender 200 carros em 2009.

VERDE
Metade das companhias em todo o mundo está disposta a abrir mão de parte dos lucros em prol de ações de sustentabilidade. As informações são de pesquisa anual da consultoria Grant Thornton International, com 7.200 empresas de 36 países. Entre as companhias brasileiras, o índice é menor, de 43%.

EM PELOTAS
A Vale inaugura uma nova usina de pelotas, no próximo dia 22, em Itaberito, em Minas Gerais. Com um investimento de R$ 2,3 bilhões, a usina será a décima de pelotização da companhia no Brasil e terá capacidade para produzir 7,5 milhões de toneladas de pelotas por ano. A pelota é um produto de valor agregado maior do que o minério "in natura" porque requer menos energia para ser transformado em aço.

RESPOSTA
A Vale reforçou a forte campanha de mídia em jornais e TV para dizer que é a empresa privada que mais investe no Brasil. Ontem à noite, passou a veicular mais dois filmes publicitários e há outros dois para estrear até o fim de semana, exibindo obras e números de geração de empregos pelo país. A campanha foi criada há dois meses e ganhou relevância com o acirramento das críticas do presidente Lula à gestão de Roger Agnelli. O presidente ficou irritado com o corte de empregos e investimentos promovidos no auge da crise global.

CONTA-GOTAS
O Sindicom (sindicato de distribuidores de combustível) lança hoje, na feira Expo Postos & Conveniência, uma campanha contra a sonegação de impostos no setor de álcool. O sindicato apresentará um modelo do impostômetro do setor que será colocado em postos de combustível. Estimativas do Sindicom apontam rombo de R$ 1 bilhão na arrecadação fiscal por conta da sonegação.

SORRISO
George Washington Mauro é o novo presidente da Sorridents, rede de clínicas odontológicas. Ele foi diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar e sócio da Odgeres Berndtson, de "headhunting", onde ainda atua no Conselho de Administração.

COSTURA
As vendas do segmento de cama, mesa e banho da região da rua 25 de Março, em SP, cresceram 1,5% na primeira quinzena de setembro, ante igual período de agosto, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de SP.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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