São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Entidade para recuperação judicial chega ao país

Muitas empresas que poderiam ser recuperadas e gerar empregos fecham as portas no Brasil. Com algumas mudanças na lei e nas práticas de gestão, seria possível impedir a perda de dinheiro e empregos, diz Thomas Felsberg, presidente do conselho da TMA Brasil.
Recém-chegada ao país, a empresa representa a Turnaround Management Association, associação mundial, presente em 18 países, considerada uma das maiores autoridades em recuperação de empresas em dificuldades.
O objetivo da associação é manter empresas competitivas, em crescimento, e recuperar o valor das que estão em dificuldades, de preferência antes de entrar na Justiça.
"O tempo que leva a recuperação judicial aqui inviabiliza a empresa. A GM nos EUA teve recuperação judicial em apenas 40 dias. Passaram sobre as leis", lembra Felsberg.
"No Brasil, é guiar olhando no retrovisor, para ver as obrigações passadas", diz
A entidade, que não tem fins lucrativos, reúne entre seus fundadores importantes escritórios de advocacia, como Machado, Meyer, Sendacz e Opice, e Pinheiro Neto; empresas de auditoria como PriceWaterhouseCoopers, Deloitte e KPMG, além de consultorias e outras companhias.
"Profissionais podem trocar experiências, dar cursos e contribuir com outros órgãos da sociedade para o aperfeiçoamento da legislação", afirma o advogado.

"A economia brasileira não suporta mais o prejuízo por não recuperar empresas. É preciso conscientizar sobre o valor da recuperação"
THOMAS FELSBERG
presidente do conselho da TMA Brasil

CONDOMÍNIO

O número de processos de cobrança contra a inadimplência em condomínios recuou 0,84% de agosto para setembro deste ano, segundo levantamento do Grupo Hubert na Justiça da cidade de São Paulo. Desde que a lei 13.160, que permite o protesto de boletos de cobrança de condomínios, entrou em vigor, em julho de 2008, o volume de ações caiu cerca de 25% no município. O medo de ter o nome em cadastros de maus pagadores faz com que o condômino evite atrasar o pagamento da conta, afirma Hubert Gebara, diretor do Grupo Hubert.

GALILEU GALILEI

A Universidade Cruzeiro do Sul vai inaugurar um planetário em novembro, em São Paulo. O equipamento, formado por um projetor de tecnologia digital e um domo inflável de seis metros de diâmetro, será móvel e terá capacidade para 300 pessoas. A ideia é levá-lo a escolas públicas e privadas para realizar apresentações sobre astronomia, de acordo com Renato Padovese, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade. Aos finais de semana, o planetário ficará instalado no campus Anália Franco e será aberto gratuitamente.

SANGUE NOVO
O setor de aço se renova. Funcionários com menos de 21 anos somaram 4.633 pessoas nas siderúrgicas no ano passado, 55% mais que em 2007, segundo levantamento do Instituto Aço Brasil. O estudo também aponta que 60% dos trabalhadores dessas empresas tinham entre 21 e 40 anos em 2008.

IMPRESSÃO DIGITAL
A ID Data se associou à Daiken Automação para oferecer soluções de segurança para controlar o acesso de pessoas por impressão digital. Com a união, a meta da companhia é conquistar 10% do mercado de identificação até 2015, estimado em R$ 400 milhões.

MARCA ÚNICA
O Bradesco extinguiu nesta semana as marcas Finasa e BMC, de serviços financeiros e operação de crédito consignado, respectivamente. Agora elas passam a se chamar Bradesco Financiamentos e Bradesco Promotora de Vendas. A decisão faz parte da estratégia do Bradesco de atuar com uma marca única. Finasa e BMC são originárias de instituições que foram adquiridas pelo Bradesco.

ADESIVO
A Arconvert Brasil, joint venture do grupo brasileiro Gafor com o italiano Fedrigoni, especializada em filmes e papéis autoadesivos, contratou Roberto Restivo para a direção geral da nova empresa. Restivo está à frente da instalação da indústria no país e da inauguração da fábrica, marcada para novembro em Jundiaí (SP). A capacidade produtiva é de 90 milhões de m2 de filmes e papéis autoadesivos por ano, o equivalente a 18% do consumo do produto no Brasil atualmente.

CABIDE
Fabiano Protti, diretor de marketing da marca de moda Doc Dog, em parceria com a ESPM, desenvolveu um curso para discutir o varejo, cujo objetivo é estudar os problemas das araras, e não das gôndolas de supermercado. O programa abordará análise de mercado, comportamento do consumidor de moda, ações promocionais, planos comerciais e outros.

EM CASA
A Tok&Stok fechou acordo com o estilista Amir Slama, que vai elaborar estampas para toalhas de praia, louça de piscina, almofadas e estofados.

DENTISTA
Cerca de 160 mil pessoas ingressaram entre janeiro e setembro na lista de beneficiários da Prodent, operadora de assistência odontológica. Ao todo, a empresa soma 400 mil usuários, provenientes de mil empresas. A meta da Prodent é atingir 1 milhão de beneficiários até 2012.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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