São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concentração no setor é criticada por Lessa

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou ontem, ao comentar a crise da Parmalat, que é "uma irresponsabilidade" a "excessiva concentração de mercado" na mão de poucas multinacionais.
"Acho que é uma irresponsabilidade o país deixar que poucas grandes organizações não-nacionais controlem [o setor de] alimentos básicos. Isso é um erro brutal, que gera até insegurança alimentar", disse.
A situação fica ainda mais grave, segundo ele, por se tratar de uma empresa do setor de alimentos. "Sempre fui preocupado com a excessiva concentração de mercado em setores chave do país. Alimento é chave. Não podemos brincar com alimento."
Lessa afirmou que a quebra da empresa poderia desestruturar todo o mercado de leite. Produtores em dificuldades, diz, poderiam ser levados a abater as matrizes, o que resultaria numa crise de abastecimento.
"Se ocorrer abate de vacas devido à crise da Parmalat no país, vai faltar leite para as criancinhas. Quem vai confiar na Parmalat? Eu vou confiar na Parmalat?"


Texto Anterior: Leite derramado: Parmalat paga fornecedor em 3 Estados
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.