São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

PECUÁRIA
Representantes de associações de pecuaristas, sindicatos rurais, CNA, federações de agricultura e Comissão de Agricultura da Câmara Federal se reúnem na segunda-feira, em Presidente Prudente (SP), para discutir três temas.

CPI DA CARNE
Um dos principais temas a serem discutidos será a urgência na instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Carne. "Não suportamos mais o cartel desses frigoríficos. Os custos sobem, e os preços da arroba caem", afirma o dirigente de uma das entidades que estará presente.

CARGA TRIBUTÁRIA
Os pecuaristas querem também um alívio na carga tributária, que sufoca a produção. Outro tema a ser discutido serão as questões sanitárias, que fazem a carne brasileira perder os melhores mercados e obter preços menores do que o dos concorrentes.

RECUO NO CARNAVAL
Os pecuaristas estão descontentes com o preço da arroba do boi, mas não devem esperar grandes mudanças para as próximas semanas. Segundo o Instituto FNP, o Carnaval é um período de baixo consumo e, na melhor das hipóteses, os preços praticados serão iguais aos atuais. Há possibilidade de novas quedas.

MISSÃO CUMPRIDA
Criado em 89 com o propósito de ampliar a difusão de tecnologia para os agricultores, termina hoje a edição 2006 do Show Rural da Coopavel, cumprindo os objetivos, dizem os organizadores. Em 89, um hectare de milho produzia 122 sacas, contra as 245 atuais. No caso da soja, a evolução foi de 40 para 81 sacas.

IRREGULAR
A nomeação do médico Walter Colli -indicado da Saúde- para a presidência da CTNBio é irregular. O nome dele deveria ter sido escolhido a partir de uma lista elaborada pelas organizações da sociedade civil da área de saúde, que, ao que consta, não foram consultadas, diz o Greenpeace.

FRENTE DA FRUTA
Foi criada ontem na Câmara Federal uma frente parlamentar para buscar soluções para os principais problemas da cadeia de frutas, setor que movimenta 40 milhões de toneladas por ano e obteve US$ 440 milhões no ano passado com exportações.

CRÉDITO
Entre os objetivos da frente estão garantir crédito e dar suporte tecnológico para o setor, segundo o coordenador Afonso Hamm (PP/RS).


Texto Anterior: Crise no campo: Agricultor pressiona Congresso por dívidas
Próximo Texto: Comunicação: Relatório sobre TV digital contraria ministro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.