São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

Pesquisa mostra que o governo pode administrar melhor gastos

A sociedade brasileira é a favor da extinção da CPMF e prefere que o governo compense essa perda com a melhor administração dos seus gastos do que com o corte puro e simples.
A conclusão consta da pesquisa Pulso Brasil, que é realizada mensalmente pela Fiesp/ Ciesp em parceria com o Ipsos Public Affairs, abrangendo mil entrevistas com pessoas físicas. A coleta foi feita entre os dias 23 e 30 de janeiro em 70 cidades e 9 regiões metropolitanas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção do consumidor brasileiro em relação ao fim da cobrança da CPMF. De acordo com o trabalho, 60% dos entrevistados disseram ser a favor da extinção da cobrança da CPMF, 22% foram contra e 17% não souberam ou não responderam.
Por classe social, a favor da extinção, 72% são da classe A/ B, 61% da C e 56% da D/E. Nesta última classe, 20% foram contra e 24% não souberam ou não responderam.
Sobre a adequação orçamentária do governo para compensar o fim da CPMF, 36% esperam que o governo corte gastos desde que não seja nas áreas de saúde, educação ou projetos sociais, 32% desejam que o governo controle seus gastos, sem necessariamente cortá-los, aumentando a eficiência e diminuindo os desperdícios, 10% apóiam o corte de gastos, 20% consideram que o foco deve ser o combate à sonegação, 5% acham que se deve aumentar a base de arrecadação e apenas 3% concordam com algum tipo de aumento de imposto.
O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, chama a atenção para o fato de que são maiores as expectativas quanto à melhora do gasto público (78%) do que quanto ao aumento da arrecadação (38%), o que indica que a carga tributária já está muito elevada.
O impacto do fim da CPMF é sentido de maneira bastante diferente entre os consumidores: 21% acham que os preços cairão, 18% apostam no aumento da renda, 28% consideram irrelevante o acréscimo na renda e 33% não sabem responder.
A pesquisa também mostra que 64% dos entrevistados consideram que, para reduzir impostos, é importante que o governo administre melhor seus gastos, enquanto que para 36% o corte nos gastos é inevitável. Ao comparar a alternativa de controle de gastos com a ampliação da base de arrecadação, a proporção é de 77% a 22% a favor do primeiro.
Avaliando a relação entre controle de gastos e redução da carga tributária, a pesquisa mostra que 62% dos entrevistados acham que a redução de impostos é que obriga o governo a controlar seus gastos. Para 38%, é o controle de gastos que leva à redução da carga tributária.
"A pesquisa mostra que a posição defendida pela Fiesp de não aprovar a prorrogação da CPMF era correta", diz Paulo Francini.

AUTO-LUXO

A Liberty Seguros vai lançar, na terça-feira, um produto para clientes de alta renda. A empresa desenvolveu um seguro para carros com valor acima de R$ 100 mil, o Liberty Auto Exclusivo. Entre outros benefícios, segundo Paulo Umeki, diretor de produtos da empresa no Brasil, o novo produto vai oferecer cobertura integral para blindagem e carro reserva para terceiros.

ESTETOSCÓPIO
Em janeiro, a Abimo (associação da indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios), em conjunto com a Apex Brasil, levou 38 indústrias brasileiras para a feira médico-hospitalar do Arab Health 2008, no Oriente Médio. No evento, as indústrias fecharam contratos que somam US$ 2,8 milhões, resultado 150% superior ao obtido em 2007. Os organizadores estimam que novos negócios da ordem de US$ 17,5 milhões ainda possam ser fechados nos próximos 12 meses.

LARGADA
A Allianz está construindo uma réplica do estádio Allianz Arena, que vai viajar por shoppings da rede Iguatemi pelo Brasil, a partir do dia 29. A marca Allianz vai substituir a bandeira AGF Seguros em 1º de março.

GRÁFICA
A Xerox traz ao país Peter Muir, consultor e especialista em desenvolvimento de negócios para gráficas digitais, nos dias 18 e 19, para participar do primeiro PODi Apllication Fórum Latin-Brasil 2008.

TRADUÇÃO
Cinco milhões de pessoas - entre taxistas, camareiras e guias turísticos- é o número de trabalhadores que até 2014 terão de falar inglês e espanhol para recepcionar estrangeiros na Copa do Mundo. A meta foi fechada entre Marta Suplicy (Turismo) e Carlos Lupi (Trabalho) para cursos de idiomas, tradução e interpretação.

NA PRESIDÊNCIA
A Federação Nacional das Empresas de Capitalização anuncia Ricardo Flores como novo presidente.

DE BIQUÍNI
A estilista Déspina Filios, que vende, pela primeira vez, produtos da sua marca Despi na rede norte-americana Victoria's Secret; a empresária terá um de seus modelos na capa do catálogo da grife, usado pela modelo Alessandra Ambrósio; a Despi foi a única brasileira selecionada para compor o figurino da campanha de TV que está sendo veiculada nos Estados Unidos

LAMBE-LAMBE
O suco Welch's, que lançou anúncio na revista "People" com adesivo para o leitor sentir o gosto do produto ao lamber a página; é uma tendência publicitária, segundo o "Wall Street Journal"

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