São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centrais dizem que projeto gera disputa política

DA REPORTAGEM LOCAL

Sindicalistas afirmam que o projeto de modernização da carteira de trabalho gerou uma disputa entre o Ministério do Trabalho, comandado por Carlos Lupi, e Marcílio Marques Moreira, integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que deixou o cargo de presidente no final do mês passado. Marques Moreira questionava o fato de Lupi acumular dois cargos -o de ministro e o de presidente nacional do PDT.
Há quatro meses a comissão recomendou ao presidente Lula a remoção de Lupi do ministério ou sua saída da presidência do PDT, por entender que havia conflito de interesses. O ministro deixou o comando do partido no início deste mês.
Em apoio a Lupi, quatro centrais sindicais (Força Sindical, UGT, CGTB e Nova Central) divulgaram nota em dezembro em que questionavam o fato de Marques Moreira pertencer ao conselho da American Banknote, empresa que fez carteiras em papel para o ministério.
"Não faz o menor sentido. Pertenço ao conselho da empresa desde 1994, mas o conselho não toma conhecimento dos pequenos negócios da empresa. Só de grandes negócios, como aquisições e fusões", afirma Marques Moreira. "O contrato foi ganho em pregão eletrônico. Nem sabia que havia esse contrato. O valor não chega a 2% do faturamento da empresa."
Carlos Affonso D'Albuquerque, diretor de relações com investidores da American Banknote, diz que a empresa fabricou somente um lote de 2,5 milhões de unidades em um contrato de R$ 5,1 milhões. "A empresa venceu uma concorrência. Esse é nosso "business". E se houver concorrência para produzir o cartão magnético, a empresa também irá participar."
O ministério não informou quando deverá ser aberta a licitação para o cartão eletrônico, que deve substituir a carteira, porque o projeto de modernização ainda está em fase de elaboração. (CR e FF)


Texto Anterior: Governo quer lançar "carteira eletrônica"
Próximo Texto: Marcos Cintra: Trânsito. Coragem, prefeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.