São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

RITMO ACELERADO
A carne suína iniciou a semana com forte aumento de preço. A arroba do animal chegou a ser negociada a R$ 35 em algumas praças. A melhora nas vendas nas últimas semanas e a ligeira escassez de animais justificam o aumento nos preços. Em sete dias, a alta é de 13,1%.

ABERTURA TABAPUÃ
"O problema são os preços de uma pecuária em crise." Esse foi o desabafo de Fábio Rodas, que faz o primeiro leilão do ano da raça tabapuã na próxima sexta-feira, em Tabapuã. Mas, segundo ele, a raça avança pelo país, principalmente por Rondônia, Maranhão, Tocantins e Pará.

BICOMBUSTÍVEL
A maior venda de carros bicombustíveis no mercado nacional poderá aumentar a produção de cana-de-açúcar no país, segundo Plínio Nastari, presidente da empresa de consultoria Datagro. Para Nastari, os agricultores brasileiros cultivarão uma área de cana-de-açúcar cerca de 8% maior na safra 2007/8.

QUADRO BAIXISTA
Anderson Galvão, da consultoria Céleres, diz que os recentes números do Usda reforçam o quadro baixista para a soja: produção mundial cresce, estoques de passagem sobem e demanda cresce, mas em ritmo menor.

AÇÚCAR BRASIL
A consultoria Czarnikow prevê a produção de 420 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para a safra 2007/8 no centro-sul brasileiro, com aumento de 50 milhões de toneladas (13,2% a mais) em relação ao ano anterior.

NOVAS ÁREAS
Essa produção recorde ocorre devido ao avanço do plantio não só em áreas tradicionais mas também em novos pólos de produção: Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul. O percentual de açúcar na cana, porém, deve cair abaixo da média dos últimos cinco anos, informou a consultoria à Reuters.

EFEITO ÁLCOOL
A Case IH chega amanhã à fabricação da milésima colhedora de cana no Brasil. A máquina será entregue para a usina São Martinho. Com fábrica em Piracicaba (SP), a empresa tem 60% das vendas de colhedoras de cana no Brasil e fornece, anda, máquinas para outros 70 países.

NOVOS INVESTIMENTOS
Devido à demanda pelo setor, a unidade industrial de Piracicaba deve receber US$ 40 milhões em investimentos no período de 2006 a 2009. A Case IH tem estimativa de produção de 350 unidades neste ano.


Texto Anterior: Argentina enfrenta falta de produtos
Próximo Texto: Rodada Doha: Senado diz que Bush não deve ceder demais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.