São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Investimento não será afetado, diz banco

Mesmo se esse novo ciclo de alta de juros iniciado ontem, com a decisão de aumentar em meio ponto percentual a Selic, elevar a taxa básica em dois pontos percentuais, os investimentos serão pouco afetados com a resolução do Banco Central. Os empresários vêm considerando menos importante um eventual aumento de juros em seus planos de investimentos.
A conclusão consta da pesquisa feita mensalmente com 1.600 empresários industriais pelo departamento de pesquisa e estudos econômicos do Bradesco sobre o efeito da alta dos juros nos investimentos.
Os economistas do banco mantêm a previsão de que os investimentos crescerão 12% neste ano, depois de terem se em expandido 13,4% em 2007.
"Segue grande a possibilidade de que o ciclo atual de investimentos continue nos próximos anos, independentemente de algum aperto monetário temporário que o Banco Central venha a realizar", diz o texto do destaque diário de ontem elaborado pelo departamento de economia do Bradesco.
A pesquisa mostra realmente um quadro otimista com relação às perspectivas da economia, mesmo se os juros subirem um ponto percentual ou até dois pontos percentuais neste ano.
Se a Selic subir um ponto, por exemplo, 60,1% dos empresários afirmam que os investimentos não deverão ser afetados, e apenas 3,6% apostam em uma queda acentuada.
Já se a alta for de dois pontos, 50,3% também informaram que os investimentos não deverão ser afetados, e 8,3% acham que a queda será acentuada.
Os empresários, de acordo com a pesquisa do Bradesco, também não acham que as turbulências no mercado financeiro e uma eventual recessão nos Estados Unidos venham a afetar os investimentos programados em um horizonte de seis meses. O impacto será muito modesto: 67,3% acham que os projetos não deverão ser afetados, e apenas 5,1% consideraram a hipótese de uma queda acentuada.
Diante desse quadro otimista, o relatório do Bradesco conclui que a ação do Banco Central, neste momento, afetará fundamentalmente as expectativas dos agentes econômicos formadores de preços e de salários, precisamente no momento em que estão mais propensos a fazerem ajustes altistas.
"Mesmo reconhecendo que os juros no Brasil ainda se situam entre os mais altos do mundo, consideramos que a maior das prioridades é a de preservar a estabilidade duramente conquistada para que a continuidade dos avanços estruturais possa permitir retomar, o mais breve possível, o processo de convergência para a normalidade", diz o texto.

DESTINO

O governo de Dubai promove o "Destino Dubai" para incentivar o turismo brasileiro no emirado. O workshop acontece no dia 3 de junho no Rio e, no dia 6 do mesmo mês, em São Paulo. "Em outubro, a Emirates começou a realizar vôos diretos, o que abriu uma porta direta com o Oriente Médio. Com isso, Dubai está vendo uma oportunidade de atrair o turista brasileiro e também os investidores para a região", afirma André Beraha, organizador do evento.

CALENDÁRIO

Nos primeiros três meses do ano, a capital paulista registrou o cadastro de 655 feiras e congressos, segundo o São Paulo Convention & Visitors Bureau (veja gráfico acima). O número equivale a 78% de todos os grandes eventos em 2007, segundo a entidade. Neste ano, a expectativa é superar os 5 milhões de visitantes de negócios.

OTIMISMO:
CONFIANÇA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO TEVE AUMENTO EM MARÇO
A confiança do consumidor brasileiro teve alta de cinco pontos em março ante fevereiro, segundo pesquisa da Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo, que será divulgada hoje. Com 137 pontos em fevereiro, o Índice Nacional de Confiança passou para 142 pontos, ficando a três pontos do recorde de novembro de 2006. A região Norte/Centro-Oeste é a mais otimista, com 156 pontos.

NO TOPO
Frank Geyer foi alçado à presidência do Conselho de Administração da Unipar para mandato de um ano. Ele ficou quatro anos na vice-presidência. A eleição ocorreu em reunião do conselho no início da semana.

MÉXICO
A DTS Consulting, especializada em TI, investirá US$ 5 milhões para ampliar a operação mexicana.

LEVANTAMENTO
O Ibmec São Paulo vai criar um banco de dados neste ano. A empresa Sensus Pesquisa e Consultoria foi contratada para levantar informações de 370 empresas brasileiras. A parceria dará origem a uma série de estudos ainda em 2008. Os resultados completos, que serão divulgados no segundo semestre, abrangem o ambiente financeiro das empresas, a área tecnológica e as decisões estratégicas.


com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI


Próximo Texto: Após 3 anos, BC eleva juro em meio ponto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.