São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento já afeta montadora na Argentina

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

Devido à paralisação dos auditores da Receita Federal no Brasil, a Renault da Argentina suspendeu ontem quase todas as atividades de sua fábrica na Província de Córdoba, região central do país, onde se produzem modelos dos carros Clio, Kangoo e Mégane.
A suspensão das atividades foi decretada pela falta de autopeças e matérias-primas, como o aço, para a produção dos automóveis.
Foram suspensos 1.100 funcionários que trabalham nas áreas de soldagem, montagem, motores e pintura; 400 trabalhadores de outros setores continuam a trabalhar.
Outras empresas automobilísticas também enfrentam problemas pela falta de peças brasileiras, mas mantêm suas atividades. Aproximadamente 5.000 caminhões estão parados na fronteira entre os dois países.
A paralisação na Renault argentina segue ao menos até amanhã. Da fábrica, são exportados automóveis para Brasil, para o Chile e para o México. Desde o começo do ano, toda a produção do Clio no Brasil foi transferida para a fábrica argentina.

Números
Nos três primeiros meses do ano, foram vendidas no Brasil 4.466 unidades do Clio, das quais 3.281 do modelo hatch e 1.185 do modelo sedan.
Do Kangoo, foram comercializadas 542 unidades.
De acordo com a gerente de comunicações da Renault na Argentina, Alejandra Romero, ainda não é possível quantificar os prejuízos, mas a paralisação dos auditores está trazendo "sérios problemas" para a empresa.
"Em um momento de alta demanda por automóveis, a fábrica deixa de produzir 400 unidades por dia e temos que pagar os funcionários mesmo com a suspensão das atividades", disse Romero.
De acordo com a gerente da Renault, a paralisação dos auditores da Receita Federal impede não apenas a exportação mas também a importação para a Argentina de modelos fabricados no Brasil, casos do Logan e do Sandero.
A Adefa (Associação de Fábricas de Automóveis da Argentina) estaria em contato com o governo brasileiro para que ajude a destravar o comércio entre os dois países.


Texto Anterior: Receita: Auditores em greve decidem sobre nova proposta
Próximo Texto: BNDES vai mudar código de ética
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.