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Kaiser e agência são condenadas por plágio
Decisão unânime do STJ garante a publicitário indenização de R$ 38 mil
Idéia usada em campanha
da cervejaria foi registrada
três anos antes de ir ao ar;
Kaiser e NewcommBates
não se pronunciaram
CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL
A cervejaria Kaiser e a agência de propaganda NewcommBates foram condenadas a pagar R$ 38 mil ao publicitário
paranaense Luiz Eduardo Régnier Rodrigues por danos morais. O STJ (Superior Tribunal
de Justiça) considerou, por
unanimidade, que Rodrigues é
o autor do slogan e do conceito
gráfico veiculados, de forma semelhante, na campanha "Cerveja Nota 10", em 1999.
Ainda caberá a Rodrigues indenização por danos materiais,
mas seu valor só será determinado na liquidação da sentença. O STJ julgou o mérito da
ação e não cabe mais recurso à
NewcommBates, hoje Grupo
Newcomm, do publicitário Roberto Justus, ou à Kaiser. Ambas poderão, entretanto, contestar o valor dos danos materiais. A campanha custou, na
época de sua veiculação, US$
70 milhões porém o valor da indenização deverá ser menor.
Rodrigues registrou a campanha no Escritório de Direitos
Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, em 1996. A partir
do slogan "Cerveja Nota 10" era
formado o número dez, sendo
que a garrafa da cerveja se
transformava no número um e
a tampa com o rótulo, no zero.
A cervejaria e a agência alegaram que desconheciam a obra
de Rodrigues e que não haveria
prova do plágio, mas sim coincidência criativa. Para o ministro Humberto Gomes de Barros, do STJ, no entanto, caberia
às empresas procurar os órgãos
de registro. Caso informados da
existência de obra semelhante,
deveriam procurar o publicitário e obter a autorização de uso.
"Decisões como essa criam
jurisprudência", diz João Roberto Régnier, advogado de Rodrigues. Significa, segundo juristas não só que baseará outras
decisões da Justiça como fará
com que, antes de criar campanhas, as agências consultem
bancos de registros de idéias,
prática pouco comum.
A Associação Brasileira de
Propaganda (ABP) criou, há
quatro anos, um organismo
chamado de entidade depositária da criação publicitária, para
a qual os publicitários enviam
suas peças publicitárias. Elas ficam guardadas em cofres lacrados, abertos em caso de dúvida
na autoria da campanha.
"Há muitos casos de idéias
derrotadas em concorrências
que vão ao ar algum tempo depois, geralmente executadas
por agências mais baratas",
afirma Adilson Xavier, presidente da ABP. "Essa é uma garantia ao criador da idéia."
O site do STJ informa que a
Kaiser, que hoje pertence à
Femsa, e a NewcommBates pagarão solidariamente as indenizações. Procurados pela Folha, no entanto, a cervejaria e a
agência afirmam que só se pronunciarão depois que receberem a decisão judicial.
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