São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

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Pacotes estão até 12% mais baratos do que em 2008

Operadoras e empresas aéreas baixam os preços após queda de 30% nas vendas para destinos internacionais no início do ano

Empresas estão lidando com crise e também com a redução do turismo no México, por conta da gripe suína, diz diretor da Abav

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

Os preços de pacotes para o exterior estão até 12% mais baratos em reais do que no ano passado, afirma Leonel Rossi, diretor da área internacional da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Segundo Rossi, após uma queda de 30% no começo do ano nas vendas de pacotes internacionais, operadoras e empresas aéreas foram obrigadas a reduzir preços para atrair o consumidor. Para ele, as opções com descontos mais atraentes hoje são para os Estados Unidos e a América do Sul.
"Os EUA representam uma boa oportunidade agora porque o dólar está mais barato. Os pacotes para Nova York tiveram queda razoável e os hotéis estão fazendo descontos. Saem, em média, 10% mais baratos", disse. O diretor da Abav afirma que as empresas lidam não só com os efeitos da crise como também com a redução do turismo no México, por conta da influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína.
Dados da Anac mostram que, em abril, o crescimento no total de passageiros transportados em voos para o exterior realizados por companhias nacionais foi de 3,5%. Para André Castel- lini, da consultoria Bain & Company, o crescimento foi motivado basicamente pelos preços mais em conta.
"O assento de um avião é o produto mais perecível que existe, se na hora em que decola não tem passageiro, a empresa perde. O mercado internacional está enfrentando um momento mais difícil do que se esperava anteriormente, mas agora a redução do dólar deve favorecê-lo um pouco."
Em entrevista para divulgação dos resultados da companhia no primeiro trimestre, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou que o cenário exige melhora de serviços e preços mais baixos. A estimativa inicial era de uma expansão de 6% a 8% no total de passageiros transportados em voos para a América do Sul, mas o crescimento deverá ser menor por conta da crise.
Mesmo para o período de alta temporada no exterior, as operadoras estão oferecendo descontos. A CVC afirma que alguns destinos, como Orlando, Buenos Aires e Santiago, estão saindo entre 15% e 20% mais baratos em reais do que em igual período do ano passado para viagens em julho.
A CVC lançou ontem uma promoção com foco nas férias de julho em que o pacote precisa ser comprado até o dia 21 de maio. Um pacote para Orlando, por exemplo, incluindo passagem, seis noites de hospedagem com café da manhã e locação de automóvel para todos os dias de viagem, custa US$ 725. O mesmo roteiro saía antes por US$ 922. A promoção inclui roteiros na América do Sul, na Europa e nos EUA.
Dados da Air France/KLM mostram que as tarifas para a Europa estão mais baratas do que no ano passado.
Promoção realizada com voos para Lisboa oferecia tarifa de US$ 690 ida e volta. Em igual período do ano passado, o mesmo bilhete saía por US$ 869. Os voos diretos para Paris também estão um pouco mais em conta: custavam US$ 919 no ano passado e agora saem por US$ 899.

Mercado doméstico
As viagens domésticas também ficaram mais baratas. Segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), de janeiro a abril deste ano as passagens aéreas acumulam queda de 22,96%. Somente em abril, a queda de preços foi de 13,96%.
Para alavancar as vendas em períodos de férias escolares, a CVC lançou também uma promoção em que a criança viaja de graça em pacotes com voos fretados pela operadora.
As promoções não se restringem só a pacotes aéreos. A Costa Cruzeiros oferece pagamento em até dez vezes em cartão de crédito, cheque ou boleto. Além disso, para reservas feitas até 31 de maio, conta com um segundo hóspede grátis nas travessias Brasil-Itália na temporada de 2009/ 2010.


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