São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Entenda os termos usados em "Riquistão"

IATE-FANTASMA ("shadowboat") - É o "iate do iate", o barco que acompanha o iate do "riquistanês" apenas para levar seus "acessórios", como a lancha de corrida, o minissubmarino ou (no mínimo) um helicóptero.

GERENTE DO LAR ("household manager") - É o eufemismo moderno para o mordomo. Pode ser homem ou mulher. Há cursos dados por "household managers" para famílias que enriqueceram recentemente, com tópicos que vão de dicas de etiqueta às grifes que devem ser consumidas para evitar a pecha de "novo rico" ("affluent").

NOVO RICO ("affluent") - É como os membros do "Alto Riquistão" chamam todo o resto dos milionários, aqueles que não têm pelo menos US$ 100 milhões.

EVENTO DE LIQUIDEZ ("liquidity event") - É a porta de entrada para a maioria dos futuros habitantes do "Riquistão". Embora muitos façam parte da turma por seus altos salários ou por herança, a maioria chega lá ao comprar uma empresa e vendê-la por várias vezes o preço pago, o tal "evento de liquidez".

EMPREENDEDOR INSTANTÂNEO ("instapreneur") - Alguém que começa uma empresa, consegue atrair a atenção de investidores e do público em pouco tempo e vende essa empresa. Um dos personagens do livro "Richistan" criou e vendeu mais de dez empresas antes de completar 30 anos.

LUXO DE MASSA X HIPERLUXO ("mass luxury" versus "hyperluxury") - É a diferença entre os automóveis Jaguar e Mercedes e os Bentley e Maybach, por exemplo. Qualquer "riquistanês" pode ter os primeiros, mas apenas os do "Alto Riquistão" têm dinheiro suficiente para comprar os segundos. Grifes de luxo, como Gucci e Tiffany, já descobriram a distinção e dividem produtos entre caros e MUITO caros.

FILANTROPIA PERFORMÁTICA ("performance philantrophy") - Em "Riquistão", não basta escrever o cheque, é preciso participar. A ONG escolhida por um dos "riquistaneses" pode esperar visitas-surpresa e acompanhamento de perto.


Texto Anterior: Globalização, mercado e tecnologia criam "Riquistão", diz autor
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.