São Paulo, sábado, 17 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresceremos por 15 anos, diz Palocci

PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, afirmou que o país "acertou seus pilares econômicos" para crescer continuamente por até 15 anos, em uma de suas mais otimistas previsões desde que assumiu o cargo.
"O Brasil conseguiu consolidar os pilares para um crescimento de longo prazo. Estou muito otimista em verificar que o Brasil conquistou não um crescimento para 2004, o Brasil acertou seus pilares fundamentais para crescer pelos próximos dez anos. Essa é a questão fundamental. Nós cresceremos por 10, 12, 15 anos de maneira ininterrupta", disse Palocci, em palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
O ministro disse não ter importância a discussão técnica se, em 2004, o PIB crescerá entre 3,5% e 4%. "Não vamos fazer um concurso de resultado do PIB. Não quero fazer projeções, mas não vou jamais brigar com os otimistas, que estão revendo o número para cima", declarou o ministro.
Nos últimos dez anos, a média de expansão do país foi de 2,3%.
"Vamos colher resultados surpreendentes no Brasil. Digo surpreendentes porque não acredito que devamos nos conformar com um crescimento um pouco maior. Definitivamente, não é essa a vocação do Brasil. A vocação do país é crescer 5% ou mais."
O ministro afirmou que seu otimismo decorre de que o país, pela primeira vez, em sua opinião, tem administrado bem conjuntamente a política fiscal, a política monetária e o controle de inflação.
Na visão de Palocci, a estabilidade macroeconômica está assegurada "por uma ou duas décadas". "Não podemos aceitar que o Brasil tenha crises macroeconômicas de dois em dois anos. Isso custo muito à economia e à renda das pessoas. Não podemos nos dar ao luxo de perder tanta renda como nos últimos 20 anos por aceitar pressupostos de que o equilíbrio macroeconômico pode ser desleixado na primeira oportunidade que temos de sair crescendo."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rodovia deve ganhar mais verba para reparo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.