São Paulo, sábado, 17 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔO DA ÁGUIA

Preço estável reduz temor de alta radical do Fed

Inflação fica em 0,3% nos EUA em junho e acalma investidores

DA FOLHA ONLINE

O índice de preços ao consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês) registrou alta de 0,3% em junho, já com ajustes sazonais, depois de um aumento de 0,6% em maio. O núcleo da inflação (que desconsidera os preços mais voláteis de energia e de alimentos) subiu 0,1% em junho, menor índice desde dezembro de 2003. Em maio, o núcleo da inflação havia subido 0,2%.
A expectativa dos economistas era um aumento de 0,2% tanto no CPI geral quanto no núcleo da inflação, que costuma ser observado mais atentamente pelo Federal Reserve (o BC americano) ao decidir sobre os juros.
Os preços de energia subiram 2,6% no mês passado, ante alta de 4,6% em maio, e responderam por dois terços do aumento da inflação de junho. Já os alimentos subiram 0,2% no mês passado, após alta de 0,9% em maio.
Nos primeiros seis meses do ano, os preços ao consumidor subiram 4,9% a uma taxa anualizada, contra 1,9% em todo o ano de 2003. A variação do núcleo da inflação chega a 2,6% (também anualizada) no primeiro semestre, também maior do que a registrada em 2003 inteiro, de 1,1%.
Mas os dados de junho reforçaram a expectativa do mercado de que o Fed poderá ser comedido ao elevar a taxa, em 1,25% ao ano.
Anteontem, o governo já havia divulgado que o índice de preços no atacado registrou uma deflação de 0,3% em junho.
"A inflação continua em um ritmo moderado. A boa notícia é que não está fora de controle", disse o analista Joel Naroff.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercado financeiro: Em semana de euforia, Bolsa sobe 7,47%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.