São Paulo, sexta-feira, 17 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compensações contribuem para queda de receita

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além das desonerações e da crise, as compensações tributárias são mais um motivo para a queda na arrecadação deste ano. No acumulado de seis meses até maio, empresas deixaram de pagar R$ 4,2 bilhões em impostos, se aproveitando de créditos que tinham com a Receita.
A crise financeira leva as empresas a buscar com mais rapidez as compensações. As companhias calculam o imposto que pagaram a mais do que o devido e informam à Receita que vão usar esses valores para quitar obrigações tributárias a vencer.
O crédito pode ser gerado pela mudança de regime tributário. Foi o caso da Petrobras, que levou à queda de braço com a Receita no início do ano. Esse episódio é apontado como um dos principais motivos para a demissão da secretária Lina Maria Vieira.
No meio do ano passado, a Petrobras mudou de regime tributário e, com isso, calcula que ficou com crédito de R$ 2,14 bilhões. A empresa usou o valor para quitar a Cide-Combustíveis em janeiro. A compensação foi efetuada pela empresa no auge da crise econômica, quando a arrecadação registrou os piores resultados do ano. (JR)


Texto Anterior: Recolhimento em 2008 foi atípico, diz fisco
Próximo Texto: Luiz Carlos Mendonça de Barros: Decifrando o enigma da crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.