São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2005

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MERCADO ABERTO

Pão de Açúcar muda o comando

O Pão de Açúcar, a maior rede do setor supermercadista do país, deu partida ontem a mais uma reformulação, três meses depois de o grupo francês Casino ter aumentado sua participação de 24% para 50% na companhia brasileira.
O grupo confirmou a saída de seu presidente, Augusto Marques da Cruz Filho, que durante 11 anos trabalhou na empresa. Cruz estava havia dois anos e meio no comando executivo da companhia. Ele alegou motivos pessoais para a sua saída.
A mudança no Pão de Açúcar não deve se restringir à saída de Augusto Cruz. O mercado especula que é possível outras trocas na diretoria. A expectativa é a de que ocorram mudanças principalmente na área comercial.
Segundo a assessoria do Pão de Açúcar, Abilio Diniz diz que será contratado um brasileiro para o lugar de Cruz e que o nome será escolhido no mercado. Ele nega a possibilidade de desembarcar um francês indicado pelo Casino para ficar à frente do grupo.
O mercado, no entanto, já começa a fazer as apostas para a sucessão de Augusto Cruz. São dois, de acordo com as especulações, os principais candidatos: Jean Duboc, diretor do Extra, e Luís Fazio, atual presidente da C&A e ex-Pão de Açúcar.
A mudança no comando do Pão de Açúcar faz parte de um processo de mudança estratégica da rede. Nessa nova fase, o grupo decidiu suspender a temporada de grandes aquisições de outras redes. A compra do Sendas pode ter sido a última grande tacada.
A partir de agora, o Pão de Açúcar vai implementar um programa de crescimento de lojas que serão feitas pelo próprio grupo. O plano prevê a construção de 120 supermercados e 40 hipermercados nos próximos quatro anos, com a geração de 30 mil novos empregos.

AMOR EM EXPANSÃO
Uma das mais antigas redes de doçarias do país, a Amor aos Pedaços retoma no segundo semestre um plano de expansão, após cerca de quatro anos. A decisão de abrir dez lojas até o fim de 2005 em São Paulo se deu "porque há uma demanda não só por nossos produtos mas pelo negócio [de franquias] em si", diz Ana Maura Werner, gerente de marketing da rede, com base em estudo recém-concluído com consumidores. "Houve um período em que cobrimos todas as regiões da cidade, por isso a desaceleração dos planos." Cidades do interior paulista também têm sido analisadas para a abertura de pontos. Fundada no início dos anos 80, a Amor aos Pedaços conta hoje com 38 unidades, em São Paulo e no Rio. Além da expansão, a rede planeja iniciar campanha em pontos-de-venda, acompanhando tendência de atingir o consumidor no local da compra.

DESEMBARQUE
O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, comunicou ontem ao Opportunity que não irá mais defender o grupo no caso Kroll. Kakay trabalhava desde 2001 para a Brasil Telecom e, no último ano, fazia parte do grupo de advogados que atuava no caso Kroll para o Opportunity. Amigo do ex-ministro José Dirceu, Kakay nega qualquer desentendimento com o grupo para sua saída. "Os contratos se esgotaram e decidi deixar o processo", afirma.

PLANO CORPORATIVO
A Sony Brasil pretende elevar a participação de mercado de sua divisão corporativa e anuncia hoje, como parte dos planos, a ampliação do número de revendas no país. Ela espera elevar de 15% a 20% as vendas da divisão, responsável por cerca de 20% do faturamento da Sony Brasil. A estratégia inclui ainda campanhas na mídia e o lançamento de produtos como soluções para armazenamento de dados, gravadores de CD e DVD e impressoras digitais, entre outros.

DIREITO TRIBUTÁRIO
O Centro de Extensão Universitária realiza na sexta e no sábado, em sua sede, na Bela Vista, em SP, o 7º Colóquio Internacional de Direito Tributário, coordenado por Ives Gandra da Silva Martins e Alejandro Altamirano.

PODER FEMININO
Algumas das principais executivas do país, como Carla Schmitezberger (Citibank) e Mary Mizuno (Mastercard), se reúnem hoje em SP em evento do comitê de desenvolvimento feminino da Bristol-Myers Squibb, com o presidente do grupo na América Latina, John Celentano.

PELÉ REVISITADO
A Volkswagen do Brasil "convocou" Pelé para a campanha do novo Gol. No "teaser" (chamada para despertar curiosidade, que antecede uma campanha) de lançamento do carro, que estréia em setembro, a VW, por meio de montagem, fará Pelé marcar o gol que perdeu por centímetros no jogo contra o Uruguai na Copa de 1970, após driblar com o corpo o goleiro Mazurkiewicz. Na assinatura, virá: "Vem aí o Gol Geração 4. O gol que todo mundo sempre quis ver".

CHEGADA AO BRASIL
A empresa americana ViewSonic, uma das maiores do mundo em tecnologia visual, anuncia hoje sua entrada no país por meio de parcerias com a Envision e, para distribuição, com a TechData e a Metrocomm. Inicialmente ela venderá monitores de 17 polegadas, que serão produzidos na fábrica da Envision em Manaus, mas os planos prevêem a fabricação de novos modelos e produtos da marca. "Viemos para o Brasil visando um relacionamento de longo prazo. O país representa cerca de 35% do mercado latino-americano", diz Salvador Crespo, gerente da ViewSonic para a região.

FRONTEIRA NOVA
A Unik, do segmento de cartões de benefícios consignados à folha de pagamento (espécie de cartão de crédito pré-pago garantido pelo salário), planeja avançar no interior do país e começa a mirar o mercado das prefeituras. O foco é o funcionalismo de baixa renda das pequenas e médias cidades, diz José Roberto Krakochasnky CEO da Unik. Nos primeiros seis meses do ano, a empresa, controlada por fundo administrado pela Rio Bravo Investimentos, fechou 15 contratos do gênero. Hoje, 35 mil trabalhadores vinculados a municípios (como Volta Redonda e Juiz de Fora) compram com o cartão da Unik. O tíquete médio mensal do funcionalismo é de R$ 150,00, valor 50% maior que o entre usuários empregados na iniciativa privada.


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