São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECUPERAÇÃO

Economia japonesa volta a crescer no segundo trimestre

DA REDAÇÃO

Após mais de um ano de retração, a economia japonesa voltou a crescer. No período entre abril e junho, o PIB (Produto Interno Bruto) do país registrou expansão de 3,7% na taxa anualizada.
A recuperação reforça a tese de que a economia do país atingiu mesmo o fundo do poço no primeiro trimestre, com o recuo das exportações e dos gastos de empresas e consumidores. Em relação aos três primeiros meses do ano, a economia japonesa avançou 0,9%.
Os indicadores mais recentes apontam para uma retomada na atividade, puxada pelo aumento da demanda da China por manufaturados do Japão.
As exportações do Japão tiveram alta de 6,3% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, o que marca o maior crescimento desde 2002.
O pacote de estímulo econômico de US$ 150 bilhões anunciado pelo governo também explica a alta do PIB. Os gastos incluem incentivos para que consumidores comprem carros menos poluentes e ajuda para desempregados e pequenas empresas.
A recuperação da economia veio após quatro trimestres consecutivos de queda, disse Kingo Toyoda, que apresentou os dados oficiais. "Aparentemente, a política ecológica surtiu efeitos."


Com agências internacionais



Texto Anterior: Desembolsos do BNDES crescem 65% até julho
Próximo Texto: Câmbio: Real deve ter maior alta em 11 anos até o fim de 2010 , diz banco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.