UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

"Dardo" atrasou renegociação da dívida brasileira

DE BUENOS AIRES

O fundo EM Limited pertence a Kenneth Dart, 45, um milionário que é conhecido no mercado financeiro como o "dardo venenoso". Foi ele quem, em 1992, comprou uma parcela da dívida brasileira que estava em moratória e, ao mover processos judiciais para recuperar o investimento, atrasou a reestruturação. Fez o mesmo com o Equador, em 1999, e com a Rússia, em 1998.
Kenneth nasceu nos EUA, mas adotou cidadanias da Irlanda e de Belize para fugir do fisco americano. É dono de um fortuna que ninguém se atreve a quantificar.
A família Dart é uma das mais famosas nos EUA. O pai, William Dart, inventou nos anos 60 as embalagens térmicas até hoje usadas para transportar alimentos quentes -desde então não parou de ganhar dinheiro.
Atualmente, as indústrias Dart atuam também nos setores de petróleo, mineração, transporte e mercado financeiro. Kenneth vive apenas de especulação financeira, dizem. É dono de diversos fundos de investimentos.
Kenneth é o irmão do meio. O mais velho, Tom, administra as empresas de petróleo. Robert, o mais novo, ficou com a indústria de embalagens e processa os outros irmãos sob a alegação de que herdou menos dinheiro. Foi Robert quem divulgou à imprensa que Kenneth é paranóico com violência. Disse que comprou um iate, em que vive nas Ilhas Cayman e o qual teria mandado blindar com uma proteção contra torpedos.
Segundo Robert, Kenneth muda de residência frequentemente, sob o temor de atentados. Até hoje nenhum jornal ou revista conseguiu publicar um foto sua.


Texto Anterior: Remédio amargo: Justiça manda Argentina indenizar fundo
Próximo Texto: Crise no ar: Viúva de Rolim passa a pilotar a TAM amanhã
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.