São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

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Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Consultor dá a receita de longevidade das empresas

Preservar o processo de crescimento, estar orientado para o futuro e ter capacidade de identificar erros e gerenciar crises são as três medidas mais importantes a se tomar para quem quiser manter o sucesso de uma empresa por muito tempo.
A conclusão partiu de pesquisa feita com 500 grupos empresariais no período de 32 anos (1973-2005) para avaliar a longevidade e a sobrevivência das empresas brasileiras. O estudo foi realizado pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, com coordenação do professor Carlos Arruda.
Do total de empresas analisadas, apenas 117 chegaram a 2005 com a mesma importância no cenário nacional. (Ver quadro abaixo). Ou seja, apenas 24% de sobreviventes.
Para Arruda, o número assusta. "Eu considero grave essa situação para o país, é muito baixo. Há uma perda de oportunidade e uma transferência de ativos produtivos", afirma.
Entre as recomendações do estudo para conseguir longevidade estão o diagnóstico do estágio da curva de vida em que se encontra a organização e a negociação de aquisições, parcerias e fusões para vencer eventuais problemas do mercado.
Ter os olhos voltados para o futuro e saber reconhecer um problema é uma "dica infalível" de Arruda. "Se o empresário encontrar o problema e antecipar a crise, terá mais chances de conseguir resolvê-lo", diz. "É importante não pensar só no curto prazo."
A pesquisa também sugere a empresa manter um crescimento maior que o do PIB, seja pela redução dos custos ou por um retorno adequado aos acionistas. Lidar com a realidade tal como ela é, estabelecendo uma boa correlação interna de forças, transformando as contingências em oportunidades e sentir a época mais adequada para passar o bastão e fazê-lo programadamente também é importante.
Na análise das empresas que acabaram, foram determinadas, com base em números do Sebrae, taxas de mortalidade. Em 2002, a taxa era de 49,4% para as empresas com até dois anos de existência. Em 2001, era de 55,64% para empresas com até três anos de vida. Em 2000, era de 59,9% para grupos com até quatro anos.
Os fatores externos indutores dos fracassos foram as mudanças tecnológicas, os novos sistemas regulatórios, perfis demográficos diferentes, medidas macroeconômicas envolvendo taxas de juros, câmbio e impostos, maior abertura de mercado, maior competição baseada em escala de produção, flutuações nas matérias primas comoditizadas e mudança no gosto do consumidor.
Os internos são a fase do ciclo de vida em que se encontra a empresa, o porte, o ramo do negócio e o ciclo do produto, a cultura organizacional, a sucessão, a qualidade da relação com fornecedores, clientes, governo e sociedade, mudanças na estrutura acionária, diversificação fora do "core-business" e investimentos inadequados.

NO TOPO
O restaurante Skye, dirigido por Emmanoel Bassoleil e localizado no topo do hotel Unique, em SP, foi o único da América Latina a entrar na lista dos melhores do mundo da revista "Hotel's"

TREINAMENTO
A C&A inicia na próxima semana o processo seletivo para o programa de trainee da companhia. Atualmente, 70% do quadro dos diretores iniciaram sua carreira na empresa pelo programa.

CABELEIRA
A marca Neutrox anuncia hoje sua volta ao mercado de cosméticos com campanha em rede aberta de TV para todo o país. A linha de produtos Neutrox atualmente inclui 34 itens

DA PASTA AO CAFÉ

Com 145 restaurantes distribuídos em 18 Estados brasileiros, o grupo Spoleto inaugura, neste mês, uma rede de cafeterias. Para as duas primeiras lojas do Spoleto Café, que serão localizadas nos centros de São Paulo e do Rio, o grupo investiu R$ 2 milhões. Com decoração que segue o estilo do centro das duas cidades, os locais escolhidos foram um sobradão paulistano de 1924 e um casarão colonial de três andares no Rio. O grupo, que também é franqueador da marca Domino's Pizza no Brasil, pretende investir ainda mais no novo mercado. "Estamos ainda projetando a expansão, mas a perspectiva é, definitivamente, de ampliar a rede", diz Luis Felipe Campos, um dos sócios.

NA RETA FINAL
Será inaugurado no dia primeiro de dezembro o resort Jequetimar Sofitel Guarujá, um investimento de R$ 170 milhões do grupo Sílvio Santos fincado na praia de Pernambuco, no Guarujá, em São Paulo. Com 301 apartamentos, será o maior resort do litoral paulista.

REFERÊNCIA
Henrique Meirelles foi escolhido para receber o prêmio de melhor Banco Central da América Latina oferecido pela publicação "Emerging Markets", que circula durante o encontro anual do FMI, na Cingapura. Na Ásia, o Banco Central escolhido como modelo para receber o prêmio é o da China, cujo presidente é Zhou Xiaochuan. A premiação acontecerá amanhã.

NA LATA
O setor de latas de alumínio cresceu 11,2% em vendas de janeiro a agosto, com relação ao mesmo período do ano passado. Para a Abralatas (associação de fabricantes), expansão do crédito e Copa podem ter beneficiado o setor de latas, que supera o desempenho registrado por outras embalagens, como vidro (9,04%) e pet (3,37%).

TELE SOCIAL
Dirigentes de empresas como Claro, Embratel, Telemar e Telemig se reuniram, na última semana, na Associação Telebrasil, no Rio, para iniciar a pesquisa do Balanço Social das Telecomunicações 2006. A publicação reúne os projetos sociais das empresas do setor. Há estimativa de aumento de 12% dos investimentos sociais das telecomunicações.

CARBONO
José Armando Campos, presidente da Arcelor Brasil, lança, esta semana, o primeiro relatório de sustentabilidade da companhia. O documento destaca os mecanismos de desenvolvimento limpo, que podem gerar 11 milhões de ton de CO2 em crédito de carbono.

ADESÃO
Helio Magalhães e Maria Clara do Prado apresentam, quarta, os avanços do Movimento Quero Mais Brasil, no encontro Jovem Industrial Ciesp. Criado há seis meses, ele tem mais de 300 entidades associadas, 500 mil assinaturas de adesão e 264.935 mensagens de apoio no site.


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