São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção pode chegar a 1,2 milhão de barris por dia

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

A produção da Petrobras na área do pré-sal deve ficar próxima a 1,260 milhão de barris de petróleo e 53 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em 2017. A estimativa leva em consideração a capacidade produtiva das três unidades-piloto e oito sistemas definitivos que, segundo o gerente-executivo de Exploração e Produção do Pré-Sal, José Formigli, estarão em operação naquele ano.
O declínio natural dos campos, porém, não foi computado. Por isso, a previsão a ser divulgada em outubro deve ficar um pouco abaixo desse valor.
Em agosto, a produção em todos os campos da empresa no país atingiu 1,88 milhão de barris de petróleo e 52,734 milhões de metros cúbicos por dia.
Formigli disse que a localização dos planos-piloto e dos sistemas definitivos não foi definida. O campo de Tupi é um dos selecionados para o projeto.
"Sabemos que tem óleo para produzir 11 FPSOs [plataformas flutuantes]. Não vamos desenvolver só um campo e deixar os outros", afirmou Formigli, que disse ainda que o gás natural responde por cerca de 20% do volume de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável previstos para o campo de Tupi.


Texto Anterior: Debate sobre exploração do pré-sal será após eleição
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.