São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

Falta de dados prejudica o planejamento

DA REDAÇÃO

A indústria frigorífica poderá ser uma das principais vítimas do vazio estatístico no país, segundo Victor Abou Nehmi Filho, do Instituto FNP. Segundo ele, podem estar sendo construídas unidades onde os dados estão inflados e, no futuro, poderá faltar matéria-prima.
Nehmi destaca ainda as dificuldades das agroindústrias do setor. O planejamento é essencial para essas empresas, o que acaba sendo difícil devido à precariedade das informações.
Emílio Salani, presidente do Sindan, concorda. "As dificuldades são muitas, especialmente quando se deve trabalhar com o fornecimento de produtos por estratificações: vacas, novilhas, vacas leiteiras, bois etc."
Para Salani, "o setor necessita de um censo urgente e de estatísticas confiáveis sobre natalidade, desfrute e mortalidade". São dados fundamentais para uma orientação, segundo o executivo.
Salani destaca que trabalhar com esse vazio estatístico não é fácil. Se as indústrias erram no planejamento da produção para menos, o setor corre perigo porque não terá medicamentos ou outros produtos em quantidade suficiente. Mas se há erro para mais, os custos recaem sobre as indústrias, já que os produtos são perecíveis. O país "é uma caixa-preta e muita gente está fazendo contas às cegas", acrescenta.
Sebastião Guedes, do CNPC, diz que a defasagem das informações é um transtorno e atrapalha, inclusive, a análise dos índices de produtividade do setor, que passam a não ser reais. (MZ)


Texto Anterior: Sem censo, agropecuária vive "apagão estatístico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.