UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Professor tem visão cética sobre livre comércio

DA REPORTAGEM LOCAL

Radicado há 17 anos na Inglaterra, Ha-Joon Chang tem uma visão cética sobre o efeito do livre comércio sobre a atividade econômica. Em sua opinião, a receita de abertura comercial levou a economia mundial a níveis de crescimento medíocres durante os anos 80 e 90.
"Apesar de duas décadas de ampla liberalização do comércio e do investimento, a economia mundial está crescendo em um ritmo muito menor que o dos "velhos dias ruins" de maior protecionismo e regulamentação", disse Ha-Joon em uma das palestras no Brasil, na semana passada.
Os títulos de alguns de seus livros, em uma tradução livre para o português, refletem bem suas preocupações: "Reivindicando o Desenvolvimento: Um Manual Alternativo de Política Econômica", "Repensando o Desenvolvimento Econômico" e "Globalização, Desenvolvimento Econômico e o Papel do Estado".
(CLÁUDIA TREVISAN)

Texto Anterior: Entrevista da 2ª - Ha-Joon Chang: Para especialista, Alca tende a destruir indústria brasileira
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.