São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 2006

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TAM confirma a compra de 37 aviões da européia Airbus

Com aumento da demanda, empresa brasileira tem optado por aviões de maior porte, com pelo menos 144 assentos

Novas aeronaves vão substituir 22 Fokker-100 que restam na frota da companhia e ampliar sua capacidade de oferta


IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

A companhia aérea brasileira TAM confirmou ontem a encomenda de 37 aviões da fabricante européia Airbus, conforme estava previsto em um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas em junho deste ano.
O contrato, segundo a empresa brasileira, prevê a entrega, até 2010, de 12 aeronaves A319, 16 modelos A320, três A321 e seis A330. O objetivo da companhia aérea é substituir 22 Fokker-100 que restam em sua frota e também ampliar sua capacidade de oferta.
Com a crise da Varig, as empresas concorrentes, como a TAM e a Gol, elevaram suas fatias no mercado.
Por conta do aumento na demanda, a empresa aérea brasileira tem optado por comprar aviões que possuem um maior número de assentos -144, no caso do A319, e 174, no do A320.
Principal cliente da Airbus na América Latina, a TAM informou que dos 93 aviões que compõem sua frota, 71 são da fabricante européia.

Boeing
No fim de outubro, a empresa aérea brasileira assinou também um contrato firme de compra de quatro novos aviões da fabricante norte-americana Boeing, modelo 777/300 ER, além de quatro opções. Esse é primeiro contrato da TAM para aquisição de aviões da Boeing.
Na ocasião, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que o negócio com a Boeing "é um passo importante para o futuro crescimento da TAM no mercado internacional de longo curso, permitindo uma maior flexibilidade e capacidade nestas rotas".
Os Boeing 777/300 ERs, que têm capacidade para 365 passageiros, devem ser entregues em meados de 2008.

Leasing
Para aproveitar a oportunidade observada atualmente no mercado internacional de longo curso, a TAM e a Boeing assinaram também um contrato de curto prazo para o leasing de três Boeing MD-11, que irão operar até a entrega dos quatro Boeing 777/300 ER.
A previsão é de que os MD-11 sejam integrados à frota da companhia brasileira dentro dos próximos seis meses.


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