São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojista diz para evitar compra no fim de tarde

No domingo, o período das 10h às 12h é tido como o mais tranqüilo para fazer compras em shoppings, segundo os comerciantes

Dicas como usar sapatos e roupas confortáveis podem evitar que as compras de final de ano acabem se tornando um problema

ESTÊVÃO BERTONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para fugir do empurra-empurra nos shoppings e nas ruas de comércio popular na véspera do Natal, a melhor saída, segundo os próprios lojistas, é evitar ir às compras no fim de tarde, quando termina o horário comercial.
No domingo, o período das 10h às 12h é tido como o mais tranqüilo pelos shoppings Aricanduva, Center Norte e Ibirapuera. A maioria esticou em uma hora (até as 23h) o horário de funcionamento.
Desde o começo do mês, as lojas dos shoppings estão funcionando em horários especiais. Além de uma hora a mais durante a semana, alguns estão ficando abertos até a meia-noite, como o Central Plaza e o Shopping ABC.
Na sexta e no sábado anterior ao Natal, dias de maior movimentação, alguns shoppings devem atravessar a madrugada, como o Shopping ABC -que funcionará, nos dias 22 e 23, até as 2h do dia seguinte.
No dia 25, a abertura é facultativa para as lojas dos shoppings Aricanduva, Morumbi, Anália Franco e Frei Caneca (confira os horários de funcionamento dos shoppings em www.folha.com.br/063493).

Planejamento
Se planejadas, as compras de fim de ano podem deixar de ser um problema.
Enfrentar a maratona em busca de um presente ideal pode ser cansativo. Por isso, saia de sapato e roupas confortáveis. As crianças podem ficar em casa, pois cansam rápido.
Deixe para comprar os presentes mais pesados por último para não ficar carregando peso pelas ruas ou corredores lotados do shopping.
Se tiver tempo, faça uma pesquisa de preços pela internet. Assim, você pode ir direto até a loja mais barata. Tente também saber antes os tamanhos de roupas e sapatos de quem vai receber o presente. Perde-se muito tempo tentando descobrir, na compra, se elas são do tamanho certo.
Evite fazer as refeições nos shoppings, já que as praças de alimentação costumam ficar lotadas. Nas ruas de comércio popular, como 25 de Março, Oriente e José Paulino, tome cuidado com bolsas e carteiras.
Nesses locais, muitas lojas só aceitam dinheiro ou cheque. Não vá apenas com cartões de débito ou crédito. Também é recomendado levar uma sacola grande e resistente para carregar as compras.
Nos bazares, certifique-se de que poderá fazer trocas, se necessário. Pegue telefones e endereços dos expositores.
No caso de estacionamentos cheios, a dica é não ficar dando voltas atrás da tão disputada vaga. É melhor esperar em um corredor, até algum carro sair.

Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências devem funcionar normalmente no dia 22 (última sexta-feira antes do Natal) e no dia 26, após a festa.
No dia 29, última sexta-feira do ano, os bancos não devem abrir. Contas de água, luz, telefone, gás e TV a cabo poderão ser pagas no dia 2 de janeiro, sem multas.


Colaborou DANIELA TÓFOLI , da Reportagem Local

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Praias do Rio movimentam R$ 80 mi por mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.