São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft admite ter copiado site

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Microsoft suspendeu por tempo indeterminado as operações de seu serviço de microblog MSN Juku, voltado para o mercado chinês, após admitir que o código usado na sua criação foi copiado de um concorrente por um funcionário que prestava serviços para a empresa.
O código foi copiado do Plurk, serviço considerado rival do Twitter e com bastante abrangência em países asiáticos. Segundo a empresa canadense, 80% da base do código do Juku foi copiada de seu serviço.
"A imitação pode ser a forma mais sincera de elogio, mas o roubo descarado de código, design e elementos da interface definitivamente não é legal, especialmente quando o infrator é a maior empresa de software do mundo. Sim, estamos falando da Microsoft", disse o Plurk em seu blog.
Em comunicado, a Microsoft afirmou que irá suspender o Juku, que foi lançado em novembro, por tempo indeterminado e assumiu a responsabilidade pelo roubo de propriedade intelectual.
"O fornecedor já reconheceu que uma parte do código foi realmente copiada. Isso foi uma clara violação do contrato do fornecedor com a empresa MSN China e igualmente incompatível com as políticas da Microsoft, que respeitam a propriedade intelectual."
A Microsoft reforçou que seus contratos com fornecedores preveem que o trabalho desenvolvido não deve infringir outro que já existe.
"Somos uma empresa que respeita a propriedade intelectual e nunca foi nossa intenção ter um site que não foi respeitoso com o trabalho que outros na indústria têm feito." A empresa fundada por Bill Gates disse ainda que irá entrar em contrato com o Plurk para explicar o que aconteceu e tomar medidas para resolver a situação.
Segundo o site Mashable, especializado em redes sociais, o Plurk é um dos raros competidores do Twitter que alcançaram sucesso, mas em um mercado diferente. O Plurk diz ser o maior serviço de microblog de Taiwan, "emergindo como a resposta da Ásia ao Twitter".


Texto Anterior: Concorrência: Acordo com União Europeia não vale para outros países
Próximo Texto: Agência dos EUA acusa Intel de prejudicar concorrência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.