São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Bradies' medem confiança

da Reportagem Local

O mercado de títulos da dívida externa brasileira pode ser visto como um bom indicador da confiança dos investidores internacionais na economia do país.
Esses papéis também são conhecidos como "bradies", numa referência ao ex-secretário norte-americano do Tesouro Nicholas Brady, que em 1989 criou um plano de renegociação das dívidas externas, fazendo com que muitos países retornassem ao mercado financeiro internacional.
A diretriz básica do plano pode ser resumida em uma frase dita por Brady, logo após ter assumido o Tesouro dos EUA: "O caminho para uma valorização dos créditos e o retorno ao mercado de muitos países devedores passa por uma uma redução da dívida".
Segundo o economista Paulo Sandroni descreve em seu "Novo Dicionário de Economia", os países devedores, para pleitear a redução de suas dívidas, deveriam reformar suas economias, contando para isso com a orientação do FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
O objetivo dessas reformas: abrir caminho para o crescimento, encorajar o fluxo de investimentos estrangeiros, aumentar a poupança interna e promover o retorno de capitais depositados no exterior.
(LC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.