São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

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Vaivém das commodities

@ - kdomingue@folhasp.com.br

DÚVIDAS NA ESCOLHA
Os produtores do norte do Paraná que optaram pelo plantio de soja transgênica -esta foi a primeira vez em que houve o plantio em grande escala na região- estão em dúvida se fizeram a escolha certa. O clima favorável nesta safra, na qual não faltou chuva, fez com que a soja se desenvolvesse bem e "abafasse" as ervas daninhas, que, em geral, provocam elevados custos para os produtores.

CUSTOS MENORES
Um dos motivos da opção pela soja transgênica é a redução de custos no combate às ervas daninhas. Diante do bom desenvolvimento da soja tradicional neste ano no norte do Paraná -onde a semente tradicional vem sendo testada há anos-, os agricultores aguardam a colheita para fazer comparações, já que não têm experiência com a soja transgênica.

SOJA E MILHO
As condições das lavouras de soja do Paraná são boas para 91% da área plantada, segundo o Deral. Apesar do registro de pragas, principalmente ferrugem asiática, as lavouras são beneficiadas pelas abundantes chuvas na região. As lavouras de milho também foram favorecidas pela chuvas. Técnicos avaliam que 90% das áreas apresentam boas condições.

MAIS CARO
Os preços pagos pelos produtores norte-americanos subiram 0,9% em dezembro do ano passado. O aumento reflete a alta nos preços do petróleo bruto e da gasolina.

SUBSTITUIÇÃO
Algumas empresas que utilizam insumos derivados de petróleo na geração de energia elétrica estão buscando formas de utilizar o biodiesel para diversificar a matriz de produção, segundo analistas da Safras & Mercado. No futuro, elas devem pleitear crédito de carbono por essa substituição.

FEIJÃO
O preço do feijão voltou a cair nas lavouras. O período de férias escolares e as chuvas explicam a redução. O tipo carioquinha chegou a ser negociado a R$ 50.

INVESTIMENTO
O grupo Noble vai investir de US$ 150 milhões a US$ 250 milhões para produzir álcool no Brasil, informaram executivos à Reuters. Pelo menos por enquanto o grupo abandona o plano de ter uma usina na China.

CAMINHO EXTERNO
Após avanço no mercado interno, a WestfaliaSurge do Brasil, do setor de equipamentos para produção leiteira, busca uma ampliação de vendas para os países da América Latina. O objetivo é destinar pelo menos 20% da produção de equipamentos da fábrica brasileira para esses países. Atualmente, 12% da produção já é destinada a essa região.


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