São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedidos de seguro-desemprego sobem 60% em postos estaduais

VERENA FORNETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os pedidos de seguro-desemprego nos 210 PATs (postos de atendimento ao trabalhador) de São Paulo cresceram quase 60% em dezembro, em comparação com o mesmo mês em 2007, segundo a secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho. As solicitações somaram 83.316 em dezembro e 28.359 nos sete primeiros dias úteis de janeiro -alta de 29% ante o mesmo período de 2008.
Os pedidos nos PATs não representam todas as solicitações no Estado -segundo o Ministério do Trabalho, a média mensal é de 140 mil, volume que deve crescer com as demissões já anunciadas.
"Os dados refletem um ajustamento no emprego. Quando uma empresa tem a notícia de que vai ter um primeiro trimestre ruim, a primeira coisa que faz é eliminar custos", diz Guilherme Afif Domingos, secretário estadual do emprego.
Segundo Afif, a alta do desemprego no Estado era esperada em dezembro, quando entregou ao governo federal proposta de ampliação da suspensão do contrato de trabalho para qualificação do trabalhador, hoje limitada em cinco meses.


Texto Anterior: Cortes podem zerar saldo de vagas em 2008
Próximo Texto: Rubens Ricupero: Prova dos nove
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.