São Paulo, segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Decepcionada com banco, milionária recomenda pulverizar investimentos

Pedro Carrillo/Folha Imagem
A designer I.P., que tem aplicações em vários bancos, aconselhada por uma consultoria

DA REPORTAGEM LOCAL

Decepcionada com o trabalho dos "private bankers", a designer I.P. (ela pediu anonimato, por razões de segurança) decidiu assumir as rédeas de suas finanças sem ficar atrelada a um banco ou a um gestor em particular, mas contando com a consultoria especializada de um "family office" independente.
"O problema do banco é que o gerente vai oferecer o que interessa ao banco, que é quem paga o salário dele. Você não é o patrão dele; é mais um cliente entre muitos outros. Há um conflito de interesses óbvio aí. Trabalhar com banco não tem jeito. Ele sempre vai ganhar", disse.
A empresária tem seu patrimônio pulverizado hoje em cerca de 26 bancos e gestores de recursos diferentes. Na escolha das aplicações, foi aconselhada pela consultoria Reliance, de assessoria de investimentos, que é remunerada por um percentual de seu lucro financeiro.
Segundo ela, os consultores estão sempre de olho nos melhores produtos de todos os bancos e butiques. "Se eu estivesse atrelada a um só banco, nunca conseguiria acesso a isso. Só teria os produtos vendidos por esse banco", disse.
A empresária conta que chegou à conclusão de que era mal atendida pelos bancos da pior maneira possível, em meio à crise nos mercados. "Tem que acompanhar. Não dá para terceirizar e deixar lá. Aprendi a lidar com os investimentos; nem é tão difícil assim. Mas mesmo com esses consultores, não tenho competência para gerir o meu próprio patrimônio. Tem de ser bem assessorado, senão você faz besteira. Preciso de um profissional que vá me colocando nas jogadas boas. Mas sou eu quem libera o dinheiro. Vai de uma conta minha para outra conta minha. Não passa nada por eles."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Butiques aceitam cliente com menos de R$ 2 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.