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Nova fábrica vai produzir 150 mil carros por ano
da Reportagem Local
A Volkswagen pretende produzir cerca de 150 mil carros por ano
-550 por dia- na nova fábrica
que será inaugurada hoje em São
José dos Pinhais, no Paraná.
Essa meta, que equivale a 41% de
todos os automóveis vendidos pela
marca no país em 98, somente deve ser atingida após o ano 2000.
Em 99, a montadora quer produzir entre 35 mil e 40 mil carros Audi A3 e Golf na fábrica Audi/Volkswagen do Paraná, a quinta unidade
que a empresa coloca em funcionamento no país. A Audi é subsidiária da Volkswagen mundial.
Apesar da crise do mercado -as
vendas caíram 20% em 98 e a indústria não prevê recuperação para este ano-, a Volks calcula que
toda a produção prevista para este
ano no Paraná será vendida. "A demanda pelo Audi A3 e pelo Golf é
grande. Não haverá problema de
capacidade ociosa", garante Herbert Demel, presidente da Volks.
Os dois carros serão exportados.
Este ano, 1.250 Audi A3 vão para o
mercado argentino. O Golf deve
ser exportado para os EUA.
A produção do Audi A3 já começou e o carro deve ser lançado em
março no Brasil. A montagem em
série do Golf começa em maio.
Em uma primeira etapa, o o nível
de nacionalização (volume de
componentes nacionais usados na
montagem) será baixo: 35% para o
Audi A3, e 48% para o Golf. Em
três anos, a montadora quer elevar
o índice para 60%.
A fábrica, que exigiu um investimento de US$ 750 milhões, é o primeiro passo da empresa na renovação dos carros produzidos no
país, modelos mais antigos que os
oferecidos pelos concorrentes.
A montadora considera a fábrica
de São José dos Pinhais uma das
mais modernas do grupo em todo
o mundo. O plano é torná-la uma
das dez mais produtivas.
Começa a funcionar com mil empregados diretos, mas a previsão é
ter 3.000 funcionários no ano 2000,
quando a produção chegar a 550
unidades por dia. Para produzir
um pouco mais do que o dobro
disso -1.200 carros por dia- a fábrica de São Bernardo emprega
hoje 19.500 pessoas.
Ao lado da fábrica, no Parque Indústria de Curitiba, 13 fornecedores de autopeças estão se instalando para produzir componentes para o Audi A3 e o Golf. Vão operar
no sistema just-in-time, que prevê
entregas no momento da utilização, sem a formação de estoques.
Segundo a Volks, a fábrica vai gerar 10 mil empregos indiretos.
A Audi/Volkswagen é a terceira
fábrica de carros a se instalar no
Paraná desde o segundo semestre
de 98. A primeira foi a norte-americana Chrysler, em julho. Em dezembro, foi a vez da francesa Renault iniciar a produção.
Esses investimentos no setor
aproveitaram os incentivos fiscais
do regime automotivo brasileiro,
criado em 95. Desde outubro de 97,
já abriram montadoras no Brasil,
além da Chrysler e Renault, as japonesas Honda, Toyota e Mitsubishi, a inglesa Land Rover e fabricante de caminhões norte-americana Navistar. No mês que vem, a
Mercedes-Benz inaugura uma fábrica em Juiz de Fora (MG).
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