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Álcool deve ser promovido em ação conjunta
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A busca da internacionalização das marcas de produtos nacionais faz parte da estratégia da Apex (Agência
Brasileira de Promoção de
Exportações) dentro do processo de internacionalização
das empresas.
Na próxima semana, a
Apex, ligada ao Ministério do
Desenvolvimento, e a Unica
(União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) lançam um projeto de internacionalização do álcool brasileiro, que visará diferenciar o
biocombustível nacional de
seus concorrentes.
O objetivo do presidente
da Unica, Marcos Sawaya
Jank, é transformar o etanol
brasileiro numa commodity
global. Segundo ele, é preciso
mostrar que o produto brasileiro tem vantagens ambientais e econômicas em relação
ao de outros países.
Presidente da Apex, Alessandro Teixeira diz que o
projeto visa a divulgação do
álcool brasileiro, produzido a
partir da cana-de-açúcar,
buscando mostrar que ele é
mais rentável do que os fabricados a partir de beterraba e milho, caso dos EUA.
Os mercados que serão alvo do projeto são América do
Norte, Europa e Ásia. Serão
criados escritórios de representação e realizados seminários e feiras nessas regiões.
Ele quer negociar com o
BNDES uma linha de financiamento específica para auxiliar empresas que desejam
lançar campanhas de internacionalização de marcas.
"Temos de trabalhar dentro do conceito de que a internacionalização da marca é
uma das etapas do processo
de internacionalização da
empresa brasileira", diz.
(VC)
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