São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

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Álcool deve ser promovido em ação conjunta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A busca da internacionalização das marcas de produtos nacionais faz parte da estratégia da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) dentro do processo de internacionalização das empresas.
Na próxima semana, a Apex, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, e a Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) lançam um projeto de internacionalização do álcool brasileiro, que visará diferenciar o biocombustível nacional de seus concorrentes.
O objetivo do presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, é transformar o etanol brasileiro numa commodity global. Segundo ele, é preciso mostrar que o produto brasileiro tem vantagens ambientais e econômicas em relação ao de outros países.
Presidente da Apex, Alessandro Teixeira diz que o projeto visa a divulgação do álcool brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, buscando mostrar que ele é mais rentável do que os fabricados a partir de beterraba e milho, caso dos EUA.
Os mercados que serão alvo do projeto são América do Norte, Europa e Ásia. Serão criados escritórios de representação e realizados seminários e feiras nessas regiões.
Ele quer negociar com o BNDES uma linha de financiamento específica para auxiliar empresas que desejam lançar campanhas de internacionalização de marcas.
"Temos de trabalhar dentro do conceito de que a internacionalização da marca é uma das etapas do processo de internacionalização da empresa brasileira", diz. (VC)


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