São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carregador de celular será padronizado

DA REPORTAGEM LOCAL

Dezessete fabricantes de aparelhos celulares e operadoras de telefonia móvel anunciaram ontem a padronização dos carregadores dos aparelhos a partir de 1º de janeiro de 2012. Batizado de UCS (solução universal de recarga, da sigla em inglês), o carregador universal terá saída USB, permitindo que outros eletrônicos também sejam abastecidos.
Participam dessa iniciativa AT&T, KTF, LG, Mobilkom Austria, Motorola, Nokia, Orange, Qualcomm, Samsung, Sony Ericsson, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Testra, T-Mobile e Vodafone. Essas empresas estão reunidas em Barcelona, na Espanha, pelo Congresso da GSMA, a associação internacional das companhias que operam em GSM.
O UCS reduzirá em 50% a fabricação de carregadores e, segundo os fabricantes, consumirá 75% menos energia. De acordo com a GSMA, foi vendido 1,2 bilhão de celulares em 2008. Estima-se que pelo metade foi adquirida por consumidores que queriam trocar seus celulares por modelos mais modernos. Como os carregadores ainda não são padronizados, o "lixo" resultante desse processo varia entre 13 e 21 toneladas por ano.


Texto Anterior: Gradiente pode voltar a operar, diz sindicato
Próximo Texto: Consumidor enfrenta fila para comprar carro usado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.