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Consumidor enfrenta fila para comprar carro usado
Espera para levar um modelo popular pode passar de 30 dias em revendas em SP
Falta de carros para pronta entrega também atingiu o setor de veículos novos, devido à queda na produção e ao aumento da demanda
DO "AGORA"
A fila de espera para comprar
um carro popular chegou ao setor de usados na capital e pode
passar de 30 dias para os consumidores à procura dos modelos
mais disputados. Os modelos
flex 1.0 fabricados entre os anos
2005 e 2008 são os que mais
faltam nos estoques das concessionárias. Os quatro portas
também são disputados.
Em cinco concessionárias
consultadas ontem, os usados
em falta são Celta, Ford Ka, Palio, Fiesta, Corsa Sedan, Gol e
Fox. Clientes que têm exigências quanto a cor, modelo e quilometragem podem esperar
mais de um mês.
Nas 45 lojas da Chevrolet na
Grande SP, os usados mais procurados são Celta, Ford Ka e o
Fiat Palio 1.0.
A espera média de 25 dias para diversos populares novos reduziu a oferta de usados, já que
quem vai trocar de carro espera
pelo novo para deixar o usado
na loja. Além disso, a queda dos
preços também fez com que
muitos consumidores desistissem da venda do carro.
Para o gerente regional de
vendas da GM, Rodrigo Rumi, a
desvalorização dos usados
acompanhou os preços dos novos, que, desde dezembro, têm
redução e isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Segundo gerentes de concessionárias, só neste mês os donos de veículos estão voltando
a negociar a venda dos usados.
"Passado o impacto da desvalorização, os clientes perceberam
que há uma nova realidade de
preços", diz Cesar A. Del Negro,
supervisor de vendas da
Anhembi, da Chevrolet.
Segundo a Anauto-SP (associação dos auto-shoppings), as
vendas em fevereiro estão em
recuperação.
Segundo a GM, os novos se
desvalorizaram em até R$
2.000, e os usados, em até R$
4.000. Na Ford Highway, da Vila Prudente (zona leste), o Ka
2007 caiu de R$ 21 mil para R$
18.500. Segundo o gerente da
Fiat Amazonas Sumaré, em
Perdizes, o estoque de usados
caiu de 230 carros em fevereiro
de 2008 para 80 neste mês. Para a Fenabrave (federação de
veículos), a falta será normalizada com a regularização da entrega dos novos.
Carros novos
Por conta da queda na produção e do aumento nas vendas
no começo deste ano, as concessionárias sentiram também
a falta de carros novos para
pronta entrega.
O problema afetou especialmente modelos populares, como o Fiat Uno, o Fiat Palio e o
Ford Ka, os três na lista dos dez
mais vendidos.
A falta de modelos foi consequência do corte de 54% na
produção das montadoras em
dezembro passado em relação
ao mesmo mês de 2007. Por outro lado, a demanda por veículos ganhou fôlego na passagem
de 2007 para 2008 com a queda
no IPI e a oferta de crédito.
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