São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB dos países da OCDE tem aceleração

DA REDAÇÃO

Mesmo com o fraco resultado obtido pela maior parte dos países europeus, o crescimento da economia dos membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) se acelerou nos três últimos meses de 2009.
O PIB (Produto Interno Bruto) do órgão formado por 30 das maiores economias do planeta cresceu 0,8% no quarto trimestre do ano passado na comparação com os três meses anteriores, quando registrou avanço de 0,6%.
O ganho de força se deve especialmente aos resultados de EUA e Japão (primeira e segunda maiores economias globais, respectivamente). O PIB norte-americano teve alta de 1,4%, o maior avanço desde o início da crise no país, no fim de 2007. E o crescimento japonês não ficou muito atrás: 1,1%.
Por outro lado, as economias europeias perderam força, crescendo menos que no terceiro trimestre, com a Alemanha se destacando de maneira negativa. A maior economia europeia ficou estagnada entre outubro e dezembro, após crescer 0,7% três meses antes.
Apesar do avanço nos últimos meses, o PIB da OCDE ficou, no ano passado, 3,4% menor que em 2008, a primeira retração registrada pelo grupo desde 1960, quando a compilação teve início.


Texto Anterior: Exportações do Brasil para a UE caem 29%
Próximo Texto: Banco: Lucro do BNP Paribas cresce 4,6% no 4º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.