São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Investidor realiza lucro e indicadores sofrem pequenas correções; dólar sobe 0,32% e Bolsa, 0,30%

Bovespa acumula alta de 4,6% na semana

DA REPORTAGEM LOCAL

Em dia de poucos negócios, os indicadores financeiros tiveram pequenas variações ontem. O dólar fechou com pequena alta de 0,32% e encerrou o dia negociado a R$ 2,478. A Bovespa subiu 0,30%, para 12.699 pontos. O giro financeiro foi fraco, de R$ 416,65 milhões. Na semana, a Bolsa paulista acumulou valorização de 4,6%.
Os C-Bonds, títulos da dívida externa brasileira, fecharam com desvalorização de 1,3%.
Após as boas valorizações dos últimos dias, parte do mercado optou por realizar lucros, afirmaram analistas.
Na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), os juros tiveram pequena correção, após as quedas recentes. Os contratos que têm maior liquidez, negociados para janeiro, fecharam projetando taxa de 18,80%, ante 18,74%.
A expectativa para a redução dos juros na próxima quarta-feira diminuiu após as declarações do presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Falando em um seminário no Rio de Janeiro, ele afirmou que a queda da atividade econômica é só mais um dos pontos que serão avaliados pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Ele ressaltou que todas as variáveis que podem ter impacto na trajetória da inflação serão ponderadas (ver pág. B-16).
A decisão do Copom será anunciada no início da tarde da quarta-feira -e não à noite, como de costume. A mudança se deve a uma viagem de Fraga e do diretor de Política Econômica do BC, Ilan Goldfajn, para a Espanha, onde participarão de um seminário.
Durante o dia, uma reportagem da revista "Isto É" que chegou ontem às bancas desanimou um pouco os investidores. O texto diz que o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), cotado para concorrer como vice de José Serra (PSDB) nas eleições deste ano, teria patrimônio irregular no exterior. Mas não houve grandes sobressaltos.
No mercado acionário, os papéis preferenciais da Globo Cabo foram os que mais se valorizaram nesta semana, com 17,24%. A empresa divulgou resultados que vieram melhores do que o esperado. Abalada pelos problemas financeiros de sua controladora, a norte-americana WorldCom, a ação PN da Embratel acumulou a maior queda do Ibovespa no período. O papel caiu 9,72%.
(ANA PAULA RAGAZZI)


Texto Anterior: Sobe e desce: Agência Fitch rebaixa a classificação de bancos dos EUA que rebaixaram o Brasil
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.