São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Apenas soja pode ser transgênica no Brasil, por ora

DA REPORTAGEM LOCAL

O plantio e a comercialização de alimentos geneticamente modificados são proibidos no Brasil. A exceção, temporariamente, é a soja transgênica.
De acordo com a legislação em vigor, a safra 2002/2003 de soja transgênica pôde ser comercializada e o plantio do produto geneticamente modificado foi liberado para a safra 2003/2004, podendo ser vendido até dezembro deste ano.
O argumento para a aprovação da venda da soja transgênica foi econômico. Segundo o governo, com a proibição da venda da parte transgênica da safra passada, poderia haver prejuízo de R$ 1 bilhão.
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) move ação pública contra a venda da soja transgênica. Para a entidade, ainda não há estudos suficientes sobre qual o impacto que o consumo desse produto pode trazer para a saúde.
O plantio da próxima safra, que começa a partir de setembro, permanece proibido. Para resolver a questão definitivamente, está em trâmite no Senado a Lei de Biossegurança.
A legislação estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem organismos geneticamente modificados.


Texto Anterior:
Agrofolha
Biotecnologia: ONU defende uso de transgênicos

Próximo Texto: Análise de mercados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.