São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Supermercados devem ter expansão de só 2,5% neste ano

O setor de supermercados brasileiro deve crescer apenas 2,5% neste ano, segundo estimativas da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Em 2008 o setor registrou um crescimento real bem mais significativo, de 10,5%.
Apesar da expectativa modesta para 2009, o setor não foi tão profundamente abalado pela crise, segundo João Sanzovo Neto, presidente da Apas. "Basta olhar para perceber como as lojas estão cheias. O segmento de alimentação fora do lar sofreu com a crise. Os consumidores deles foram para onde? Para os supermercados. O produto de primeira necessidade é o último a sentir a crise."
Em São Paulo, o setor faturou R$ 49,3 bilhões em 2008, ante R$ 42,3 bilhões de 2007. O Estado representa 31% das vendas do país. No Brasil todo, o faturamento foi de R$ 158,5 bilhões, acima dos R$ 136,3 bilhões do ano anterior.
O emprego no setor de supermercados também tem atravessado a crise sem grandes abalos. Em São Paulo, o total de empregos diretos gerados pelo setor foi de 230 mil em 2008, o mesmo patamar de 2007. Em todo o país, o número também não sofreu grandes alterações, se mantendo em cerca de 877 mil.
"A expectativa é de manutenção e até crescimento dos empregos diretos porque os investimentos foram mantidos e novas lojas continuam sendo abertas", diz Sanzovo Neto. Mas ele admite que o ritmo deve ser menor.
Os números são de pesquisa realizada pela LatinPanel para a Apas, que será abordada na feira Apas 2009, que começa hoje em São Paulo. O evento vai receber 400 empresas expositoras, entre fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para supermercados.
Sanzovo Neto afirma que, mesmo em ano de crise, a feira cresceu tanto em área quanto em número de expositores. Os únicos que deixaram de participar do evento neste ano foram alguns exportadores. "No geral cresceu. Até houve algumas ausências neste ano, principalmente de empresas ligadas a exportação. O setor de carnes foi um dos nossos fornecedores que sofreram muito."

EM FAMÍLIA
Renata Sanches, filha do ex-ministro do STF Sydney Sanches, passa a integrar o escritório Sydney Sanches e Advogados Associados. A advogada traz para a carteira de clientes do escritório a defesa dos sócios brasileiros contra a rede inglesa de cosméticos Lush. Trata-se de uma disputa que envolve cerca de R$ 80 milhões. A marca chegou ao Brasil em 1997, alcançou 23 lojas em shoppings e hotéis e vendia mais de 1 tonelada por mês de um item, o sabonete Karma, mas atualmente está fora do mercado e passa por disputa entre os brasileiros e a rede. Na expansão do escritório, Renata vai atuar em estruturas societárias e planejamento sucessório de pessoa física e jurídica, segmentos em que trabalhou no Suchodolski Advogados Associados por 20 anos. "Pretendo contribuir com a experiência empresarial para o escritório."

A CARA DO DONO
A próxima campanha publicitária da Gol terá como garoto-propaganda Constantino Jr., presidente e dono da empresa. Ele apresentará os lançamentos da companhia.

SUSTENTÁVEL
A Gallup Consulting fez estudo sobre o impacto social de ações de responsabilidade social de empresas na América Latina. Mais da metade dos entrevistados não acredita no interesse de grandes empresas no desenvolvimento sustentável.

NO COPO
O Bar Brahma, que fica na esquina da Ipiranga com a São João, em SP, inaugura, no dia 20, filial em Brasília.

CARRINHO TRAVADO
Todos os sites de e-commerce apresentaram "problemas de usabilidade", segundo pesquisa feita pela consultoria Mercedes Sanchez com 15 portais. A consultoria estabeleceu notas para os sites de acordo com a facilidade de navegação, com pontuação mais alta para os que tiverem menos problemas. Os mais bem colocados no ranking foram Submarino, Saraiva e Gimba. Os com pior desempenho foram Polishop, Wal-Mart e Claro.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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