São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2007

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Mercado interno é sofisticado e supera Índia, que lidera o externo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil possui um mercado interno de TI que supera o indiano em sofisticação e tamanho. Segundo a consultoria IDC, especializada no setor, o Brasil ficou em 12º lugar no ranking de gastos em 2006, com US$ 16,2 bilhões, acima dos US$ 13,5 bilhões da Índia.
"Apesar de o Brasil ser um líder global em várias áreas de TI, ele ainda não explorou seu potencial de ser um importante provedor no crescente mercado de "offshore" de serviços de TI", escreveu Mauro Peres, autor do estudo do IDC.
A Índia percebeu nos anos 1990 que poderia ser na área de serviços o que a China já era para o setor manufatureiro: uma plataforma de exportação, alimentada por mão-de-obra barata e abundante. No seu caso, havia ainda a vantagem da boa formação de seus engenheiros, educados em inglês.
Os indianos dominaram esse mercado e, no ano fiscal terminado em março, exportaram US$ 31,3 bilhões, cerca de 80% do total mundial.
O principal destino das vendas são os EUA, justamente o mercado onde o Brasil tem mais possibilidade de competir pela proximidade geográfica.
Jacques Depocas, do HSBC, inclui entre as vantagens do Brasil a rotatividade de 8%, comparada à de 25% na Índia, a menor inflação dos salários e a longa experiência com TI no setor financeiro. (CT)


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