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SETOR AUTOMOTIVO
Venda de veículos avança 10%; modelos faltam em revendas
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Perto do fim do prazo de
vigência do IPI menor, as
vendas da indústria automotiva deram um salto na primeira quinzena de junho.
Ainda sem o anúncio oficial do governo sobre a prorrogação do incentivo -cujo
prazo expira no final do
mês-, os consumidores anteciparam as compras para
aproveitar os preços reduzidos. Com o corte do IPI, em
dezembro, os carros ficaram
em média 7% mais baratos.
Nos primeiros 15 dias do
mês, foram vendidos 128.103
automóveis e comerciais leves, alta de 10,38% em relação ao mesmo período do
ano passado e de 11,21% na
comparação com a primeira
quinzena de maio.
"Aconteceu exatamente o
que observamos em março,
ou seja, antecipação de compras, já que ninguém tem a
certeza de que o IPI reduzido
vai mesmo continuar", disse
o presidente da Fenabrave
(associação dos concessionários), Sérgio Reze.
A Folha apurou que o presidente Lula já decidiu que
irá estender o incentivo, mas
o anúncio não deve ser feito
antecipadamente para não
desestimular o mercado.
Com a corrida às concessionárias nas últimas semanas, o consumidor já enfrenta fila de até 90 dias para receber o carro zero. Em sete
concessionárias da Grande
São Paulo, só duas afirmaram não ter falta de carro zero. Na Destaque Fiat, em
Arujá (Grande São Paulo), a
espera para carros como o
Palio chega a 90 dias.
Em seis lojas da Ford
Highway, a demora é de até
30 dias para o Ford Ka 1.0 e
1.6. "Sobraram quatro Ford
Ka nas seis lojas", diz o gerente Luis Roberto Batista.
De acordo com a Fenabrave, não há desabastecimento
generalizado, e a espera
ocorre com mais frequência
em modelos que levam acessórios específicos.
Com o "Agora"
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