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CRISE NO AR
Anúncio faz ações da companhia caírem 2,1%; empresa americana tenta diminuir débitos e evitar eventual falência
Midwest adia pedido de 20 jatos da Embraer
JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL
A companhia aérea norte-americana Midwest Express anunciou
ontem a decisão de adiar de janeiro de 2004 para julho de 2006 a
entrega de 20 jatos ERJ-140 produzidos pela Embraer.
A medida teve impacto negativo
sobre os papéis da Embraer. As
ações preferenciais (PN) fecharam ontem em queda de 2,1% na
Bolsa. O contrato com a Midwest
prevê, além do pedido firme de 20
aeronaves (cuja entrega agora sofre adiamento), a opção de compra de outras 20. O valor total é estimado em US$ 640 milhões.
O adiamento das entregas faz
parte de um plano de reestruturação que pretende diminuir os débitos da Midwest e evitar uma
eventual falência. Segundo a companhia, o intervalo permitirá que
"melhore o clima para financiamentos (para a aquisição das aeronaves)". No mesmo pacote, a
empresa reprogramou o recebimento de 25 jatos Boeing-717.
Por meio de sua assessoria, a
Embraer informou apenas que
renegociava anteriormente com a
Midwest e que por tal motivo não
incluíra as 20 aeronaves do pedido firme no cronograma de entregas de 2004. Assim, de acordo
com a fabricante brasileira, a previsão de entregas para 2004 se
manteve em 160 aeronaves.
É a segunda vez no mês que a
Embraer é afetada por decisões de
seus clientes. No último dia 3, a
também americana Indigo cancelou a compra de 73 jatos Legacy. O
contrato previa 23 pedidos firmes
e 50 opções de compra -alcançava cerca de US$ 1,1 bilhão.
Dificuldades no setor de aviação
comercial e no mercado de jatos
executivos haviam obrigado a
Embraer a reduzir, ainda em junho, de 132 para 110 o número de
aviões que entregará neste ano.
"As más notícias confirmam
que o mercado de aviação está
muito fraco. Tem alternado excelentes notícias como a da US Airways, que se reestruturou e saiu
da concordata, e da JetBlue, que
está mudando o perfil de sua frota
[ambas clientes da Embraer],
com outras ruins como esse adiamento da Midwest ou a decisão
da Indigo", diz o analista Carlos
Eduardo Albano, do Unibanco.
Anunciados com intervalo de
um mês, os contratos com as duas
primeiras companhias são os
maiores da história da Embraer.
Para a US Airways, a Embraer firmou, em maio, a venda de 85 jatos
regionais modelo 170, em um negócio estimado em US$ 2,1 bilhões. Em junho, na feira de Le
Bourget (Paris), foi anunciada a
venda de cem jatos modelo 190 à
JetBlue, por US$ 3 bilhões.
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