UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Anatel pretende reduzir de 7.600 para 5.400 o nš de regiões, o que deve transformar chamadas interurbanas em locais

Mudança de área pode baratear ligações

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As ligações feitas entre telefones fixos poderão ficar mais baratas em 2004. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que pretende reduzir de aproximadamente 7.600 para cerca de 5.400 o número de áreas locais. Ou seja, o tamanho das áreas locais irá aumentar e, dessa forma, ligações que antes eram consideradas interurbanas ou de longa distância (mais caras) passarão a ser tarifadas como chamadas locais (mais baratas).
De acordo com os cálculos feitos pela Anatel, as ligações que hoje são consideradas como longa distância terão uma redução de tarifa de cerca de 70%. No total, o ganho estimado para os consumidores, segundo a agência, é de R$ 9 milhões por mês.
A mudança deverá também reduzir tarifas das ligações interurbanas e baratear o acesso à internet. Com o aumento do número de áreas locais, as operadoras de longa distância terão que pagar menos tarifas às operadoras locais. Com isso, poderão diminuir seus custos e repassar o ganho ao consumidor.
Quem usa internet com acesso discado e mora ou acessa a rede em uma área sem provedor precisa fazer interurbanos para se conectar. Como as áreas locais ficarão maiores, a tendência é que quem acesse a internet por meio de interurbano passe a se conectar com uma ligação local.
De acordo com José Leite Pereira Filho, diretor da Anatel, o número de áreas locais tende a diminuir ainda mais. Isso será feito ao longo do tempo. A atual proposta da agência ficará em consulta pública até setembro. Quando a regulamentação estiver pronta, haverá um prazo de 180 dias para a adaptação das empresas.
A cada 12 meses a Anatel irá rever as áreas locais para checar se há necessidade de incluir novos municípios. No documento que irá a consulta pública, a área local da cidade de São Paulo inclui a capital e 40 outros municípios, como Osasco, Diadema, e São Bernardo do Campo.
Na cidade do Rio de Janeiro, além da capital, estão na mesma área outros dez municípios, como Niterói e Duque de Caxias. A área local de Belo Horizonte inclui outros oito municípios, como Betim e Contagem.
De acordo com a regulamentação, usuários que estiverem situados em um raio de 500 metros da área local, como proprietários de chácaras, sítios ou fazendas, também serão incluídos na área local mais próxima.


A regulamentação e a lista de áreas locais estão no endereço eletrônico da Anatel: www.anatel.gov.br


Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: Dirigentes de teles também serão punidos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.