São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego na indústria de SP sobe 4,4% no 1º semestre

Ciesp atribui aumento de vagas ao mercado interno

KAREN CAMACHO
EDITORA-ASSISTENTE
DE DINHEIRO DA FOLHA ONLINE

O nível de emprego da indústria de transformação paulista cresceu 4,39% no primeiro semestre do ano, com a criação de 92.843 vagas. De maio a junho, o crescimento foi de 0,22%, com 4.680 postos extras. Foi a sexta alta consecutiva, segundo o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
O primeiro semestre do ano gerou quase três vezes mais empregos que o mesmo período de 2006, que teve 37.923 novas vagas. O maior crescimento foi no interior: 7,36%, contra 0,31% na Grande São Paulo.
Em junho, os setores que mais contrataram foram material de transporte (+1,17%) e máquinas e equipamentos (+1,52%). As maiores quedas foram em calçados (-1,54%), vestuário (-1,44%) e produtos de minerais não-metálicos (-1,10%).
"O mercado interno é basicamente o responsável pela alta do emprego no semestre. Estamos assistindo a uma retomada sustentada da economia", afirmou o diretor de Economia do Ciesp, Boris Tabacof.
Com os dados divulgados, o Ciesp revisou as projeções de aumento no emprego na indústria da transformação para o ano, que agora está entre 2,15% e 3,03%. A estimativa é de geração de 45 mil a 65 mil vagas no Estado. Será o segundo melhor ano para o emprego industrial em números absolutos, perdendo apenas para 2004, quando foram criadas cerca de 100 mil vagas.


Texto Anterior: Ipea questiona o mínimo contra pobreza
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.