São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de energia pode começar pelos grandes consumidores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na avaliação do Instituto Acende Brasil, as empresas que optaram por comprar sua energia no mercado livre -grandes consumidores, como indústrias, shoppings ou hipermercados- estarão entre os primeiros afetados com o risco de racionamento e podem começar a sentir o problema no bolso a partir ano que vem.
Esses consumidores optaram por aproveitar o preço baixo da energia no período pós racionamento, quando havia excesso de oferta, e fizeram contratos de curto prazo para fornecimento de energia, saindo do mercado das distribuidoras, chamado de "mercado cativo" no qual estão os consumidores residências.
Na avaliação da consultoria PSR, os contratos do mercado livre que vencem ano que vem não poderão ser renovados -a estimativa é que fiquem "descontratados" montantes entre 800 MW médios e 1.000 MW médios. O problema dos consumidores livres é conhecido do governo desde 2005.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tarifa da telefonia fixa aumentará até 2,2%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.